Ferrari 12Cilindri Spider: O Canto do V12 a céu aberto

A Ferrari 12Cilindri Spider emerge como um derradeiro tributo à era dourada dos motores V12, um capítulo fundamental na história da marca do Cavallino Rampante. Desde o icónico 125 S, impulsionado por um V12 de 1,5 litros, concebido pelo engenheiro Gioachino Colombo, o motor de 12 cilindros tem sido a alma da Ferrari, sinónimo de performance, emoção e excelência mecânica.

Ferrari 12Cilindri Spider

Contudo, num contexto automobilístico em rápida transformação, a era dos motores de combustão interna aproxima-se do fim, sobretudo os motores mais nobres que tanto elevaram a história automóvel (como dói escrever estas coisas).

A Ferrari, após os modelos híbridos plug-in 296, SF90 e F80, prepara-se para abraçar o futuro com o desenvolvimento do seu primeiro modelo 100% elétrico. Assim, a 12Cilindri Spider assume um significado especial, um canto do cisne para o lendário motor V12.

Ferrari 12Cilindri Spider

Design: Elegância e Aerodinâmica em Harmonia

Este GT de dois lugares, com capota retrátil e um V12 sob o capô dianteiro, ostenta um nome que evoca a emoção pura: “12Cilindri”. A versão Spider retoma a tradição dos GTs de Maranello, com uma visão mais orientada para o “La Dolce Vita”, sem sacrificar a dinâmica de condução e o desempenho.

A capota rígida retrátil, que se abre em somente 14 segundos, a velocidades até 45 km/h, permite desfrutar da condução a céu aberto, preservando a beleza das linhas do coupé. Apesar de reduzir o espaço da bagageira, a estrutura do teto não compromete a elegância do design.

Ferrari 12Cilindri Spider

Visibilidade e Auxiliares de Condução: Segurança e Confiança

Apesar da sua aparência imponente, a 12Cilindri Spider oferece uma visibilidade periférica surpreendente, facilitando a condução. Os auxiliares eletrónicos de condução foram otimizados para garantir o aquecimento rápido dos pneus, proporcionando maior segurança e estabilidade, mesmo em piso molhado.

Ferrari 12Cilindri Spider

Interior: Luxo, Tecnologia e Ergonomia

O interior, exala modernidade e sofisticação. A Ferrari aprimorou a qualidade dos seus interiores, utilizando materiais nobres e acabamentos impecáveis. A ergonomia segue os padrões da marca, com os piscas integrados no volante e o Manettino para seleção dos modos de condução, incluindo o modo “Bumpy Roads” para maior conforto em estradas irregulares. O painel digital e o ecrã tátil central concentram mais funções e informações, proporcionando uma experiência intuitiva.

Ferrari 12Cilindri Spider

Motor V12: A Alma da Ferrari na sua Forma Mais Pura

Ao abrir o longo capô, o motor V12 de 6,5 litros revela-se em toda a sua glória. Este propulsor, profundamente modificado para reduzir peso, atrito e melhorar a eficiência, debita 830 cv às 9250 rpm e 678 Nm às 7250 rpm (80% disponíveis a partir das 2500 rpm). A transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades, herdada dos modelos SF90 e 296, foi otimizada para trocas de velocidades 30% mais rápidas do que na versão anterior.

Ferrari 12Cilindri Spider

Desempenho: Números Impressionantes e Sensações Inigualáveis

Os números impressionam: dos0aos100 km/h em 3 segundos, 0-200 km/h em 8,3 segundos e velocidade máxima de 340 km/h (com a capota fechada). O conforto de condução, típico de um GT, surpreende, com o motor a ronronar suavemente em velocidades de cruzeiro e a mostrar-se muito dócil. No entanto, a 12Cilindri Spider revela o seu lado selvagem quando o acelerador é pressionado, libertando a sinfonia do V12 que embora um pouco sufocado pelas normas antipoluição, proporciona uma experiência de condução visceral.

Ferrari 12Cilindri Spider

Dinâmica de Condução: Equilíbrio e Agilidade

A Ferrari, consciente de que o potencial do motor será raramente explorado em estradas públicas, otimizou a distribuição de torque para uma resposta menos brutal e maior estabilidade. A transmissão DCT, o diferencial de deslizamento com controlo activo e o controlo electrónico de estabilidade garantem uma condução precisa e segura.

O 12Cilindri Spider equilibra estabilidade e agilidade, adaptando-se ao modo de condução selecionado no Manettino. As tecnologias Virtual Short Wheelbase 3.0 e Side Slip Control 8.0 contribuem para a agilidade e controlo do veículo, proporcionando uma experiência de condução emocionante e muito natural.

Ferrari 12Cilindri Spider

Exclusividade e Preço: Um Tributo Reservado a Poucos

Este derradeiro tributo ao motor V12, um GT com alma de supercarro, está reservado a um selecto grupo de clientes. O preço, mesmo para um Ferrari, é elevado, ultrapassando os 500.000 euros em Portugal (435.000 euros em Itália).

Ferrari 12Cilindri Spider
  • Motor: V12 65º
  • Cilindrada: 6496 cm3
  • Potência: 830 cv
  • Binário: 678 Nm
  • Transmissão: Propulsão
  • Caixa de velocidades: DCT 8
  • Peso: 1620 kg (dados fabricante)
  • Velocidade max: 340 km/h
  • Dos0aos100 km/h: 3.0 s
  • 0-200 km/h: 8.3 s

Comentários