Karma Automotive Revela Amaris: Um Coupé que Promete Redefinir o Segmento de Luxo

O fabricante sino-americano de veículos luxuosos, com sede em Irvine (Califórnia), apresentou o Amaris, um coupé de dois lugares que combina design arrojado, grande desempenho e tecnologia de ponta. O lançamento do Amaris, previsto para o quarto trimestre de 2026, representa um marco importante na estratégia da empresa de se concentrar em veículos elétricos com extensores de autonomia (EREV).

Karma Amaris

Karma, origem da Marca

Fisker, lembram-se? Em 2008, surge um novo fabricante americano que queria inovar no mercado com automóveis eléctricos equipados não de baterias, mas com motores térmicos a servirem como extensores de autonomia, assim nasceu o Fisker Karma, um carro elétrico de luxo que gerou grande expectativa. No entanto, o conceito não seduziu muitos clientes e a empresa original declarou falência, tendo sido adquirida pelo grupo chinês Wanxiang, que rebatizou a marca com o nome Karma e lançou o Revero, uma versão modernizada do Karma original.

Fisker Karma
Fisker Karma

Com o também fraco sucesso do Revero, a empresa manteve-se relativamente discreta até final do ano passado, quando anunciou uma profunda reestruturação e a abertura de uma sede europeia em Hilversum (Países Baixos).
Karma Revero
Karma Revero

Design e Desempenho

O Amaris destaca-se pelo design elegante e aerodinâmico, com linhas fluidas e detalhes exclusivos, como as "portas cisne" e as rodas de 22 polegadas. O interior, ainda não revelado, promete ser luxuoso e tecnologicamente avançado.

Sob o capô, o Amaris abriga uma motorização EREV de última geração, com um motor a combustão interna (ICE) de 4 cilindros turbo da BMW, em troca do 1,5 litros, 3 cilindros, usado actualmente noutros modelos da marca. A Karma Automotive estima que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos e atinja uma velocidade máxima de 265 km/h.

Karma Amaris

Mudança Estratégica para EREV

Face a um mercado ainda muito morno relativamente aos carro eléctricos, a Karma Automotive anunciou uma mudança estratégica na sua linha de produtos, priorizando agora a tecnologia EREV. O Gyesera, inicialmente concebido como um veículo elétrico (EV), será lançado como um EREV no quarto trimestre de 2025. Já o lançamento do supercoupé elétrico Kaveya, com 1000 cv, foi adiado para 2027.

Karma Kaveya
Karma Kaveya
Karma Gyesera
Karma Gyesera






Tecnologia e Inovação

A Karma Automotive passou a investir também em tecnologias inovadoras, como a arquitetura de veículo definida por software (SDVA), desenvolvida em colaboração com a Intel Automotive. A plataforma Karma Connect, que oferece gestão de dados e actualizações remotas.

Karma Amaris

Compromisso com o Mercado Global

Com uma rede de concessionárias que se estende pela América do Norte, alguns países da Europa, América do Sul e Médio Oriente, a Karma Automotive procura consolidar a sua presença no mercado global de veículos de luxo. A empresa planeia expandir a sua linha de produtos com o lançamento do Ivara, um GT-UV em 2028.

Karma Ivara
Karma Ivara

Esperemos que seja desta, que o planning fique realmente definido depois de tantas alterações.

Comentários