O fabricante sino-americano de veículos luxuosos, com sede em Irvine (Califórnia), apresentou o Amaris, um coupé de dois lugares que combina design arrojado, grande desempenho e tecnologia de ponta. O lançamento do Amaris, previsto para o quarto trimestre de 2026, representa um marco importante na estratégia da empresa de se concentrar em veículos elétricos com extensores de autonomia (EREV).
Karma, origem da Marca
Fisker, lembram-se? Em 2008, surge um novo fabricante americano que queria inovar no mercado com automóveis eléctricos equipados não de baterias, mas com motores térmicos a servirem como extensores de autonomia, assim nasceu o Fisker Karma, um carro elétrico de luxo que gerou grande expectativa. No entanto, o conceito não seduziu muitos clientes e a empresa original declarou falência, tendo sido adquirida pelo grupo chinês Wanxiang, que rebatizou a marca com o nome Karma e lançou o Revero, uma versão modernizada do Karma original.
![]() |
Fisker Karma |
Com o também fraco sucesso do Revero, a empresa manteve-se relativamente discreta até final do ano passado, quando anunciou uma profunda reestruturação e a abertura de uma sede europeia em Hilversum (Países Baixos).
![]() |
Karma Revero |
Design e Desempenho
O Amaris destaca-se pelo design elegante e aerodinâmico, com linhas fluidas e detalhes exclusivos, como as "portas cisne" e as rodas de 22 polegadas. O interior, ainda não revelado, promete ser luxuoso e tecnologicamente avançado.
Sob o capô, o Amaris abriga uma motorização EREV de última geração, com um motor a combustão interna (ICE) de 4 cilindros turbo da BMW, em troca do 1,5 litros, 3 cilindros, usado actualmente noutros modelos da marca. A Karma Automotive estima que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos e atinja uma velocidade máxima de 265 km/h.
Face a um mercado ainda muito morno relativamente aos carro eléctricos, a Karma Automotive anunciou uma mudança estratégica na sua linha de produtos, priorizando agora a tecnologia EREV. O Gyesera, inicialmente concebido como um veículo elétrico (EV), será lançado como um EREV no quarto trimestre de 2025. Já o lançamento do supercoupé elétrico Kaveya, com 1000 cv, foi adiado para 2027.
![]() |
Karma Kaveya |
Tecnologia e Inovação
A Karma Automotive passou a investir também em tecnologias inovadoras, como a arquitetura de veículo definida por software (SDVA), desenvolvida em colaboração com a Intel Automotive. A plataforma Karma Connect, que oferece gestão de dados e actualizações remotas.
Com uma rede de concessionárias que se estende pela América do Norte, alguns países da Europa, América do Sul e Médio Oriente, a Karma Automotive procura consolidar a sua presença no mercado global de veículos de luxo. A empresa planeia expandir a sua linha de produtos com o lançamento do Ivara, um GT-UV em 2028.
Comentários
Enviar um comentário