O Lamborghini Urus, um verdadeiro sucesso comercial para a marca italiana, entra numa nova era com a introdução do Urus SE, um SUV híbrido plug-in que responde às exigências das normas europeias de emissões. Mantendo a essência do seu antecessor, o Urus SE apresenta uma série de melhorias que o tornam ainda mais potente, eficiente e tecnologicamente avançado.
Uma Evolução Estética e Tecnológica
O Urus SE apresenta um restyling subtil, com uma face frontal redesenhada, novos faróis e uma grelha falsa na traseira. O interior também foi atualizado, com um painel de instrumentos ligeiramente modificado e um sistema de infoentretenimento mais eficiente e intuitivo, mas ainda assim longe de ser uma referência. O ecrã central cresceu para 12,3 polegadas.
A grande novidade do Urus SE é a sua mecânica híbrida plug-in, que combina um motor V8 twin-turbo de 4.0 litros com um motor elétrico integrado na caixa de velocidades e uma bateria de 25,9 kWh. O motor V8 debita 620 cv e 800 Nm de binário, enquanto o motor elétrico contribui com 192 cv e 483 Nm, resultando numa potência combinada de 800 cv. Esta configuração mecânica é semelhante à do Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid menos potente, evidenciando a partilha de componentes dentro do Grupo Volkswagen.
Desempenho Excecional
Com esta motorização, o Urus SE oferece um desempenho excecional, pulverizando a concorrência (híbrida) directa, que inclui modelos como o Aston Martin DBX e o Bentley Bentayga. A aceleração dos0aos100 km/h é feita em somente 3,4 segundos, e os 200 km/h são atingidos em 11,2 segundos.
Uma Experiência de Condução Híbrida e Autonomia
O Urus SE pode ser conduzido em modo elétrico por até 60 km (ciclo WLTP), a velocidades até 135 km/h. Ao pressionar o botão de arranque, aquela desilusão, o SUV inicia a sua marcha silenciosamente, como um veículo elétrico urbano, adeus banda sonora do V8 a acordar. A autonomia elétrica pode ser gerida através do sistema de navegação, otimizando o consumo de combustível em viagens longas.
Dinâmica e Conforto
Apesar do peso elevado (2.505 kg), o Urus SE oferece uma dinâmica impressionante, com uma agilidade notável mesmo fora do asfalto, onde muitos concorrentes nem ousam pousar os "pneus", a suspensão eléctro-pneumática garante um bom conforto, mas firme, sobretudo com jantes de 22 polegadas do nosso modelo. A direção é leve, até demais em modo Corsa, mas precisa. A caixa de velocidades automática funciona de forma suave e eficiente, mas imperfeita em modo manual. O eixo traseiro direcional, já presente no modelo anterior, contribui para a agilidade em espaços mais estreitos. Voltando à banda sonora, as cordas vocais do V8 parecem como que abafadas pelo sistema híbrido, parecendo quase artificial mesmo no modo Corsa.
Interior e Habitabilidade
O interior do Urus SE mantém o estilo agressivo do exterior, com materiais de qualidade e um design desportivo. A habitabilidade é excelente, com espaço suficiente para até cinco passageiros. No entanto, a capacidade da bagageira foi reduzida de 660 para 454 litros devido às baterias, ficou comparável ao Ferrari Purosangue (473 litros), mas inferior ao Aston Martin DBX (632 litros).
Tecnologia e Sistemas de Assistência
O Urus SE está equipado com uma série de tecnologias avançadas, incluindo um sistema de condução semiautónoma de nível 2 e um sistema de infoentretenimento melhorado. O novo MMI oferece funcionalidades como telemetria específica para o modelo.
Modos de Condução e Transmissão
O Urus SE oferece cinco modos de condução (Strada, Sport, Corsa, Terra e Neve), além de um modo adicional para gerir o sistema híbrido, permitindo escolher entre condução elétrica, potência máxima ou recarga da bateria. A transmissão integral foi atualizada com uma embraiagem electro-hidráulica de discos múltiplos, permitindo enviar até 100% do binário para o eixo traseiro, com um bloqueio eletrónico do diferencial (sistema Torsem equivalente ao Audi RS6 no modelo precedente).
Travagem e Carregamento
O sistema de travagem é composto por discos carbo-cerâmicos de 440 mm de diâmetro à frente e 410 mm atrás, os maiores que vi num automóvel de produção, garantindo uma potência de travagem impressionante. O Urus SE pode ser carregado num posto em corrente alternada a somente 11 kW.
Conclusão
O Lamborghini Urus SE representa um passo importante na evolução do SUV italiano, combinando conhecido design desportivo com um desempenho excecional dado a massa elevada e uma mecânica híbrida eficiente. Com este modelo, a Lamborghini demonstra o seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, sem comprometer a emoção e o prazer de condução que caracterizam os seus automóveis.
Lamborghini Urus SE
- Motor: V8 hybrido
- Cilindrada: 3996 cm3
- Potência: 800 cv
- Binário: 800 Nm
- Transmissão: 4x4
- Caixa de velocidades: Automática 8
- Peso: 2505 kg (dados fabricante)
- Velocidade max: 312 km/h
- Dos0aos100 km/h: 3.4 s
- 0-200 km/h: 11.2 s
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