Lamborghini Urus SE: A evolução híbrida do SUV italiano

O Lamborghini Urus, um verdadeiro sucesso comercial para a marca italiana, entra numa nova era com a introdução do Urus SE, um SUV híbrido plug-in que responde às exigências das normas europeias de emissões. Mantendo a essência do seu antecessor, o Urus SE apresenta uma série de melhorias que o tornam ainda mais potente, eficiente e tecnologicamente avançado.

Lamborghini Urus SE

Uma Evolução Estética e Tecnológica

O Urus SE apresenta um restyling subtil, com uma face frontal redesenhada, novos faróis e uma grelha falsa na traseira. O interior também foi atualizado, com um painel de instrumentos ligeiramente modificado e um sistema de infoentretenimento mais eficiente e intuitivo, mas ainda assim longe de ser uma referência. O ecrã central cresceu para 12,3 polegadas.

Lamborghini Urus SE

Uma Mecânica Híbrida de Alto Desempenho

A grande novidade do Urus SE é a sua mecânica híbrida plug-in, que combina um motor V8 twin-turbo de 4.0 litros com um motor elétrico integrado na caixa de velocidades e uma bateria de 25,9 kWh. O motor V8 debita 620 cv e 800 Nm de binário, enquanto o motor elétrico contribui com 192 cv e 483 Nm, resultando numa potência combinada de 800 cv. Esta configuração mecânica é semelhante à do Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid menos potente, evidenciando a partilha de componentes dentro do Grupo Volkswagen.

Lamborghini Urus SE

Desempenho Excecional

Com esta motorização, o Urus SE oferece um desempenho excecional, pulverizando a concorrência (híbrida) directa, que inclui modelos como o Aston Martin DBX e o Bentley Bentayga. A aceleração dos0aos100 km/h é feita em somente 3,4 segundos, e os 200 km/h são atingidos em 11,2 segundos.

Lamborghini Urus SE

Uma Experiência de Condução Híbrida e Autonomia

O Urus SE pode ser conduzido em modo elétrico por até 60 km (ciclo WLTP), a velocidades até 135 km/h. Ao pressionar o botão de arranque, aquela desilusão, o SUV inicia a sua marcha silenciosamente, como um veículo elétrico urbano, adeus banda sonora do V8 a acordar. A autonomia elétrica pode ser gerida através do sistema de navegação, otimizando o consumo de combustível em viagens longas.

Lamborghini Urus SE

Dinâmica e Conforto

Apesar do peso elevado (2.505 kg), o Urus SE oferece uma dinâmica impressionante, com uma agilidade notável mesmo fora do asfalto, onde muitos concorrentes nem ousam pousar os "pneus", a suspensão eléctro-pneumática garante um bom conforto, mas firme, sobretudo com jantes de 22 polegadas do nosso modelo. A direção é leve, até demais em modo Corsa, mas precisa. A caixa de velocidades automática funciona de forma suave e eficiente, mas imperfeita em modo manual. O eixo traseiro direcional, já presente no modelo anterior, contribui para a agilidade em espaços mais estreitos. Voltando à banda sonora, as cordas vocais do V8 parecem como que abafadas pelo sistema híbrido, parecendo quase artificial mesmo no modo Corsa.

Lamborghini Urus SE

Interior e Habitabilidade

O interior do Urus SE mantém o estilo agressivo do exterior, com materiais de qualidade e um design desportivo. A habitabilidade é excelente, com espaço suficiente para até cinco passageiros. No entanto, a capacidade da bagageira foi reduzida de 660 para 454 litros devido às baterias, ficou comparável ao Ferrari Purosangue (473 litros), mas inferior ao Aston Martin DBX (632 litros).

Lamborghini Urus SE

Tecnologia e Sistemas de Assistência

O Urus SE está equipado com uma série de tecnologias avançadas, incluindo um sistema de condução semiautónoma de nível 2 e um sistema de infoentretenimento melhorado. O novo MMI oferece funcionalidades como telemetria específica para o modelo.

Lamborghini Urus SE

Modos de Condução e Transmissão

O Urus SE oferece cinco modos de condução (Strada, Sport, Corsa, Terra e Neve), além de um modo adicional para gerir o sistema híbrido, permitindo escolher entre condução elétrica, potência máxima ou recarga da bateria. A transmissão integral foi atualizada com uma embraiagem electro-hidráulica de discos múltiplos, permitindo enviar até 100% do binário para o eixo traseiro, com um bloqueio eletrónico do diferencial (sistema Torsem equivalente ao Audi RS6 no modelo precedente).

Lamborghini Urus SE

Travagem e Carregamento

O sistema de travagem é composto por discos carbo-cerâmicos de 440 mm de diâmetro à frente e 410 mm atrás, os maiores que vi num automóvel de produção, garantindo uma potência de travagem impressionante. O Urus SE pode ser carregado num posto em corrente alternada a somente 11 kW.

Lamborghini Urus SE

Conclusão

O Lamborghini Urus SE representa um passo importante na evolução do SUV italiano, combinando conhecido design desportivo com um desempenho excecional dado a massa elevada e uma mecânica híbrida eficiente. Com este modelo, a Lamborghini demonstra o seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, sem comprometer a emoção e o prazer de condução que caracterizam os seus automóveis.

Lamborghini Urus SE
  • Motor: V8 hybrido
  • Cilindrada: 3996 cm3
  • Potência: 800 cv
  • Binário: 800 Nm
  • Transmissão: 4x4
  • Caixa de velocidades: Automática 8
  • Peso: 2505 kg (dados fabricante)
  • Velocidade max: 312 km/h
  • Dos0aos100 km/h: 3.4 s
  • 0-200 km/h: 11.2 s


Comentários