Mercedes-AMG SL 63 S E Performance: Que a Força Híbrida Esteja Consigo

O Mercedes-Benz SL, um ícone automobilístico com uma história rica (remonta a 1952 em competição e 1954 nos modelos de estrada com o famoso 300 SL Gullwing, que, graças às suas portas de borboleta, se tornou um dos desportivos mais lendários da história do automóvel), regressa em grande estilo com uma nova geração que funde o passado glorioso com a tecnologia de ponta do presente. Desenvolvido pela AMG, a divisão de alta performance da Mercedes, este roadster 2+2 redefine o conceito de luxo desportivo, combinando design arrojado, um interior requintado, uma motorização híbrida potente e especificações técnicas de ponta.

Mercedes-AMG SL 63 S E Performance

Design Exterior

O novo SL presta homenagem aos seus antecessores, ao contrário das últimas gerações, recupera a clássica capota de lona, uma escolha que não só evoca o passado, mas também contribui para a redução de peso e para um centro de gravidade mais baixo, otimizando a dinâmica de condução. A dianteira, com a sua grelha de 14 lamelas verticais, é uma clara referência ao lendário 300 SL, enquanto as grandes entradas de ar laterais e o capô longo sublinham o carácter desportivo do veículo. As jantes AMG de 21 polegadas e o spoiler traseiro ativo, que se ajusta automaticamente para otimizar a aerodinâmica, completam o visual arrebatador deste ícone que é o único sobrevivente dos três roadsters topo de gama da marca, ao substituir de uma vez, os Classe S Cabriolet e AMG GT Roadster.

Este automóvel superlativo, é imponente em todos os sentidos, com um peso de 2195 kg, 4.70 m de comprimento, 1.95 m de largura, falamos de números que até não muito tempo (antes de uns certos engravatados de Bruxelas serem iluminados pelo tudo eléctrico), seriam para descrever os maiores SUVs do mercado e nunca um desportivo.

Mercedes-AMG SL 63 S E Performance

Interior

O interior do SL é um santuário de luxo e tecnologia, onde os materiais nobres, como o couro Nappa, o alumínio e a fibra de carbono, combinam para criar um ambiente requintado e desportivo. O painel de instrumentos digital e o ecrã central tátil dominam o habitáculo, oferecendo uma interface intuitiva e altamente personalizável. O sistema MBUX bem reactivo (irá exigir uma tarde inteira aos proprietários para conhecerem todas as possibilidades e parâmetros do sistema), com o seu assistente de voz "Hey Mercedes", permite controlar diversas funções do veículo por comandos de voz, enquanto o sistema de som Burmester Surround Sound System proporciona uma experiência sonora imersiva. Os bancos desportivos AMG, com o seu excelente apoio lateral e conforto para longas viagens, convidam a desfrutar de cada quilómetro. O actual SL fechou os olhos à tradição e passou de uma configuração de 2 lugares para 2+2, com dois bancos traseiros mais adequados para crianças ou adultos não muito grandes para viagens curtas.

Mercedes-AMG SL 63 S E Performance

Ponto bastante negativo quando falamos de um GT, a bagageira é quase inexistente, com a bateria auxiliar sobre o eixo traseiro a ocupar praticamente todo o espaço disponível, cabe e mal, uma mala de cabine e se levarmos os cabos de carregamento… mais vale usar os lugares traseiros.

Ao conduzir com a capota aberta, a Mercedes já mostrou dominar bem melhor as turbulências do ar nos seus descapotáveis, aqui bem presentes, mas que desaparecem ao sacrificar os lugares traseiros com a rede corta-vento que se arruma dobrada num saco, é eficaz, mas pouco prática.

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Motorização

O novo SL é impulsionado por uma motorização híbrida plug-in que combina um motor V8 biturbo de 4.0 litros com um motor elétrico, resultando numa potência total combinada de 816 cv e num binário máximo de 1.420 Nm. Esta potência impressionante, aliada à tração integral AMG Performance 4MATIC+ (mais um adeus à tradição) e à suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL, garante uma dinâmica de condução excecional, com uma aceleração dos0aos100 km/h em apenas 2,9 segundos e uma velocidade máxima de 317 km/h. A transmissão AMG SPEEDSHIFT MCT 9G, com as suas mudanças rápidas e suaves, tanto em condução desportiva como em cruzeiro, completa o pesadíssimo conjunto.

Mercedes-AMG SL 63 S E Performance

Dinâmica de Condução

Surpreendentemente a dinâmica de condução do SL é um dos seus pontos fortes, agora com uma tração integral AMG Performance 4MATIC+ a garantir uma aderência excecional em todas as condições e a suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL a proporcionar um equilíbrio entre conforto e desempenho. O eixo traseiro direcional aumenta a agilidade em curvas e a estabilidade em altas velocidades, enquanto a motorização híbrida potente garante uma aceleração instantânea e uma resposta imediata do acelerador. No entanto, o peso elevado do veículo afecta o conjunto em curvas rápidas mais apertadas, e o ajuste da suspensão (que faz milagres com o peso), mesmo no modo mais desportivo, ainda pende um pouco para o conforto mesmo que firme (mais ainda que no AMG GT 63).

O sistema hibrido permite fazer poco mais de 10 km em modo eléctrico e guarda sempre em reserva, 25% d sua energia para apoiar o motor térmico nas fantásticas acelerações, sempre que solicitado.

Mercedes-AMG SL 63 S E Performance

Conclusão

O Mercedes-Benz SL regressou com uma nova geração que apesar de não respeitar mais algumas tradicionais características próprias ao modelo, honra a sua herança lendária de automóvel de excepção, ao mesmo tempo que abraça a tecnologia do futuro. Com o seu design mais desportivo, o interior luxuoso e tecnológico, e a motorização híbrida potente, o SL redefine o conceito de roadster de alto desempenho, oferecendo uma experiência de condução ao alcance de poucos.

Mercedes-AMG SL 63 S E Performance
  • Motor: V8 Híbrido 
  • Cilindrada: 3.982 cm3
  • Potência: 816 cv
  • Binário: 1.420 Nm
  • Transmissão: Integral
  • Caixa de velocidades: AMG SPEEDSHIFT MCT 9G
  • Peso: 2.195 kg (dados fabricante)
  • Velocidade max: 317 km/h
  • Dos0aos100 km/h: 2.9 s

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