Depois do Vantage coupé apresentado no ano passado, e que redefiniu os padrões de luxo e desempenho dinâmico, superando as capacidades e o envolvimento de qualquer Vantage anterior, a Aston Martin depois de apresentar o novo Vantage Roadster em janeiro passado, inicia agora as entregas desta versão que chega para intensificar ainda mais a experiência de condução.
Desempenho
Equipado com o motor V8 biturbo de 4.0 litros que debita 665 cv e 800Nm de binário, o Vantage Roadster oferece o mesmo desempenho, sensações dinâmicas e beleza do coupé, com a adição da liberdade e emoção da condução ao ar livre. Este modelo eleva a experiência de condução a um novo patamar de emoção, expandindo o apelo deste icónico e moderno desportivo britânico.
Design
Com um design tão elegante quanto o seu homólogo de tejadilho rígido, um aumento de peso mínimo e a capota totalmente automática mais rápida do mercado, o Vantage Roadster é um descapotável sem compromissos e um novo membro digno da família Vantage.
Herança e Evolução
A tradição dos modelos Aston Martin Vantage descapotáveis remonta há 75 anos, com o lançamento de um pacote de melhorias do motor Vantage para o DB2 (disponível como coupé e descapotável) em 1950, que apresentava carburadores maiores e uma taxa de compressão mais elevada, aumentando a potência do motor de 2.6 litros de 105 cv para 125 cv.
Este ano, a Aston Martin celebra o 20º aniversário do lançamento do V8 Vantage em 2005. Esta geração do Vantage construída em Gaydon é a primeira a ser criada como um modelo distinto, e não um derivado.
Engenharia de Precisão
A capacidade do Vantage Roadster de manter os atributos dinâmicos cruciais do Vantage Coupe deve-se a de ambos os carros terem sido projetados e desenvolvidos em paralelo, permitindo a implementação de características resultantes em zero compromissos no desempenho, condução e agilidade, e um aumento de peso mínimo.
Comparado com o anterior Vantage Roadster, o motor V8 biturbo de 4.0 litros da Aston Martin viu a potência e o binário aumentarem em 15 cv e 115Nm, respetivamente, graças a turbocompressores maiores, perfis de árvore de cames revistos e uma taxa de compressão otimizada. Com um total de 665PS e 800Nm de torque, transmitidos via uma transmissão de oito velocidades e um diferencial de deslizamento limitado controlado eletronicamente, o Vantage Roadster combina desempenho explosivo (dos0aos100 km/h em 3,5 segundos, velocidade máxima de 325 km/h) e tecnologia de ponta na clássica configuração de motor dianteiro e tração traseira.
A frente com braços duplos de comprimento desigual inspirados nas corridas, um eixo traseiro multibraços, molas helicoidais e amortecedores adaptativos Bilstein DTX (ajustáveis), o Vantage Roadster oferece a precisão, equilíbrio e confiança dignos do seu pedigree.
Travagem e Aderência
Os discos de travão de 410 mm à frente (travões cerâmica de carbono) e as pinças monobloco de seis pistões garantem que o Vantage Roadster pode reduzir a velocidade mais rapidamente do que a ganha, e fazê-lo repetidamente. A aderência necessária é fornecida pelos pneus Michelin Pilot Sport S 5 personalizados, desenvolvidos pela Michelin e afinados pela Aston Martin com um composto adaptado aos requisitos específicos do Vantage.
Esta engenharia é suportada por uma arquitetura eletrónica que utiliza sensores de seis eixos, capaz de criar uma visão geral incrivelmente detalhada do comportamento do carro, permitindo que o sistema ESP adote configurações ideais para as condições da estrada e o estilo de condução. Além disso, o Vantage Roadster herda o inovador sistema de controlo de tração avançado do Vantage Coupe, permitindo ao condutor escolher uma de oito configurações para o controlo de tração.
Capota e Design
A Capota em configuração "Z-fold" é mais rápido e leve do que um tejadilho "K-fold" tradicional, e elimina a necessidade de uma cobertura de carroçaria, poupando ainda mais peso e baixando o centro de gravidade. O tejadilho pode ser aberto ou fechado a velocidades até 50km/h, com a operação completa a demorar apenas 6,8 segundos, é simplesmente o mecanismo de tejadilho retrátil totalmente automático mais rápido do mercado.
O aumento de peso total do Vantage Roadster é de apenas 60 kg, um feito notável para um carro desta categoria. A estrutura de proteção contra capotamento (ROPS) em alumínio é formada mediante um processo chamado "Castrusion", que combina elementos de fundição e extrusão para criar um sistema robusto, leve e fácil de embalar.
O design do Vantage Roadster mantém o impacto visceral e a beleza do Vantage Coupe, com linhas deslumbrantes tanto com a capota fechada como aberta. A capota recolhe-se perfeitamente atrás dos bancos, sem necessidade de uma cobertura volumosa e pesada.
Três novas cores, Iridescent Sapphire, Satin Iridescent Sapphire e Bronze Flare, foram adicionadas à paleta de cores, enquanto a capota pode ser encomendada em Preto, Vermelho, Azul ou cinzento. Existem quatro estilos de jantes de 21", disponíveis numa gama de acabamentos, atrás dos quais se podem ver sete opções de cores diferentes para as pinças de travão.
Personalização Q by Aston Martin
Como todos os modelos Aston Martin, os clientes do Vantage podem explorar infinitas possibilidades de personalização através do serviço Q by Aston Martin.
Tecnologia e Infoentretenimento
O Vantage Roadster, tal como o seu homólogo Coupe, apresenta o sistema de infoentretenimento de próxima geração da Aston Martin, com um sistema multi-ecrã totalmente integrado com conectividade online, ecrã tátil Pure Black de 10,25" e controlos físicos para as operações mecânicas principais.
Comentários
Enviar um comentário