Porsche e Manthey Racing desenvolvem um Kit de pista para o GT3 RS

O Porsche 911 GT3 RS (992) é considerado como o Porsche de série mais eficaz em pista alguma vez construído, vários são os proprietários que gostam, ocasionalmente, participar nos chamados "Track Days".

Porsche 911 GT3 RS (992) Manthey Racing

A pensar nestes felizes proprietários, e porque é sempre possivel melhorar o que já é óptimo, a Porsche, em colaboração com a Manthey Racing GmbH, desenvolveu um novo kit de aprimoramento para o 911 GT3 RS (992), focado em maximizar o desempenho em pista. Este kit, resultado de dois anos de desenvolvimento e testes extensivos em circuitos europeus, incluindo o Nürburgring Nordschleife, oferece melhorias significativas em aerodinâmica, suspensão e travagem.

Porsche 911 GT3 RS (992) Manthey Racing

Aerodinâmica Otimizada para Máxima Pressão Descendente

O Manthey Kit destaca-se pelas extensas modificações aerodinâmicas. A face frontal apresenta um spoiler "lip" significativamente ampliado, reforçado com elementos de fibra de carbono, e complementado por "Gurney flaps" redesenhados nos arcos das rodas e "dive planes" duplos no para-choque. Estas alterações incrementam a pressão no eixo dianteiro.

Porsche 911 GT3 RS (992) Manthey Racing

A traseira incorpora um painel de fibra de carbono 25% mais leve no lugar do vidro traseiro, onde se encontra uma barbatana de tubarão em fibra de carbono, derivada do Porsche 963, otimizando a estabilidade em curvas. Seis aletas adicionais no teto auxiliam na dissipação do ar quente do radiador frontal, garantindo a admissão de ar mais frio na traseira em condições extremas.

Porsche 911 GT3 RS (992) Manthey Racing

O aerofólio traseiro DRS em fibra de carbono, com placas laterais maiores e redesenhadas, com um difusor traseiro ampliado com aletas de fibra de carbono alongadas, aumentam a pressão no eixo traseiro sem aumentar a resistência do ar. As rodas traseiras "aerodisc" em fibra de carbono reduzem a resistência do ar, integrando-se ao sistema aerodinâmico para otimizar o fluxo de ar e a eficiência geral.

Em números concretos, a 285 km/h, o 911 GT3 RS equipado com o Kit Manthey gera mais de uma tonelada de pressão descendente, permitindo velocidades mais elevadas em curvas de média e alta velocidade e maximizando a estabilidade do veículo.

Porsche 911 GT3 RS (992) Manthey Racing

Suspensão Coilover Semi-Ativa Ajustada para Altas Forças Aerodinâmicas

A suspensão coilover semi-ativa foi calibrada para acomodar o aumento da pressão descendente. As taxas de mola foram incrementadas em 30% no eixo dianteiro e 15% no eixo traseiro. Quatro sensores de aceleração nas rodas e três no corpo, com uma unidade de controle recém-desenvolvida, asseguram um ajuste automático dos amortecedores mais rápido e preciso.

Os novos amortecedores operam com válvulas separadas para compressão e retorno, controladas independentemente, garantindo ajustes precisos em diferentes condições de condução e pista. Dependendo do modo de condução (Normal, Sport, Track), diferentes conjuntos de parâmetros estão disponíveis para características básicas dos amortecedores. No modo Track, o ajuste básico pode ser personalizado através dos controles rotativos no volante.

Porsche 911 GT3 RS (992) Manthey Racing

Sistema de Travagem Otimizado para os "Track Days"

O sistema de travagem do Kit Manthey foi adaptado para as exigências de condução em pista. As mangueiras revestidas de aço proporcionam um pedal com sensação mais direta e resposta mais rápida. Pastilhas de travão de competição opcionais, desenvolvidas especificamente para uso em track days e compatíveis com o Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), reduzem o "fading" , aumentam a resposta e a precisão do controle. As pastilhas mantêm um desempenho consistente numa ampla faixa de temperatura e apresentam alta resistência ao desgaste, tanto das próprias pastilhas quanto dos discos.

Porsche 911 GT3 RS (992) Manthey Racing

Personalização e Acessórios Adicionais

Os clientes também podem personalizar o 911 GT3 RS com acessórios desportivos, como soleiras de porta iluminadas em fibra de carbono com a inscrição Manthey em vermelho e branco, projetores de porta LED com a inscrição Manthey em branco e decalques em várias cores para as rodas "aerodisc". A inscrição Manthey pode ser aplicada nas portas em Neodímio, branco ou preto. Um anel de reboque, disponível em vermelho, preto ou amarelo, pode ser utilizado na dianteira ou traseira, mas deve ser removido nas vias públicas.

Porsche 911 GT3 RS (992) Manthey Racing

Desempenho Aprimorado em Pista

"Com o Kit Manthey, o 911 GT3 RS melhorou significativamente em pista, especialmente em curvas de média velocidade", afirma Jörg Bergmeister, embaixador da marca Porsche. "O carro oferece uma plataforma aerodinâmica muito mais estável. A alta pressão descendente permanece constante em todas as condições de condução."

Nicolas Raeder, diretor administrativo da Manthey Racing GmbH, destaca: "Os nossos dados prometem uma melhoria significativa nos tempos de volta em comparação com o 911 GT3 RS padrão. As condições climáticas impediram a obtenção de um tempo oficial de volta no Nordschleife até agora, mas pretendemos fazê-lo numa próxima oportunidade."

Porsche 911 GT3 RS (992) Manthey Racing

O Kit Manthey para o 911 GT3 RS já pode ser encomendado desde o início deste ano com preços a rondar os 80.000 euros. Como o Kit é validado pela Porsche, a garantia para o 911 GT3 RS permanece inalterada.

Comentários