Tedson Motors Etna: O rugido do vulcão

Num mundo inundado por carros desportivos cada vez mais tecnológicos, será que realmente precisamos de mais restomods*? O Etna, é um projeto da Tedson Motors, na Croácia, que transformou um clássico Lamborghini numa máquina moderna, levanta uma questão. Com um preço superior a um modelo novo, será que vale a pena reviver o passado?

Tedson Motors Etna

O Etna, nascido da mente da Tedson Motors, é uma reinvenção radical do Lamborghini Gallardo de primeira geração. A fibra de carbono molda uma nova pele para o desportivo italiano, transformando-o numa obra de arte moderna.

Na dianteira, um para-choque e capô esculpidos em fibra de carbono, com faróis reinterpretados e luzes diurnas LED, prometem um visual agressivo e moderno.

Tedson Motors Etna

Mas o Etna não se limita a uma mera reconstrução. O perfil lateral, elegante e sedutor, ganha novas rodas personalizadas, soleiras laterais redesenhadas, revestimentos de portas reinterpretados e entradas de ar laterais modificadas, dando ao carro um toque de exclusividade.

A Tedson Motors, com o Etna, não apenas restaurou um clássico, mas elevou-o a um novo patamar de sofisticação e desempenho.

A traseira do Etna é uma ode ao design clássico, com um toque de modernidade. As tradicionais "asas" retro, embora eliminem o retrovisor interno, conferem ao carro um visual único e elegante, mais harmonioso que o do Lamborghini Temerário, por exemplo.

Tedson Motors Etna

A tampa do motor exclusiva, as saídas de ar adicionais, o enorme spoiler fixo tipo ducktail e os farolins traseiros LED, semelhantes aos do Revuelto, compõem um conjunto aerodinâmico e imponente. Os tubos de escape do Gallardo foram reposicionados no centro, e o para-choques e o difusor foram redesenhados, acrescentando um toque mais emotivo à traseira.

Mas a beleza do Etna vai além da estética. A Tedson Motors não se contentou em apenas remodelar o carro. A fibra de carbono, presente em todos os painéis, reduziu o peso em 200 kg em relação ao Gallardo original. Para completar a transformação, a marca utilizou componentes de suspensão do Gallardo Super Trofeo, garantindo que o Etna tenha um desempenho à altura da sua aparência.

Tedson Motors Etna

O coração do Etna pulsa com força! O V10 de 5,0 litros, naturalmente aspirado e revitalizado com novas peças, agora ruge com 600 cavalos de potência, um aumento de 80 cavalos em relação ao Gallardo original.

O motor, que agora atinge 10.000 rpm, é acoplado à caixa robotizada e-Gear de seis velocidades, uma decisão que preserva a exclusividade dos Gallardos com caixa de velocidades manual.

Tedson Motors Etna

Cada Etna será construído por encomenda, e oferece aos clientes uma escolha quase infinita de cores de tinta e acabamentos. Por quase 800.000€ cada, excluindo a compra do carro dador, podemos dar-nos ao luxo de alguns caprichos.

*Restomod - Recuperar carros de outras épocas, melhorando as suas características como o conforto e desempenho e adaptando-os à atualidade.

Comentários