Uma Nova Era da Hiperperformance com 2031 CV
Após um período de intenso desenvolvimento e impulsionada pela procura dos seus clientes cada vez mais exigentes, a americana Hennessey Special Vehicles, fabricante texana de hipercarros, acaba de apresentar a mais recente iteração do seu icónico Venom F5, a versão Evolution. Este novo patamar de engenharia automóvel eleva a fasquia das performances, aerodinâmica e conforto, consolidando o Venom F5 como o automóvel de combustão interna de estrada mais potente do mundo.
A colaboração estratégica entre a Hennessey e a Ilmor Engineering, especialistas de renome em performances, culminou na criação de um motor V8 bi-turbo de 6.6 litros, carinhosamente apelidado de "Fury". Mediante uma profunda otimização de componentes cruciais do motor e da transmissão, as equipas de engenharia da Hennessey e da Ilmor alcançaram um patamar de potência inédito, impressionantes 2031 cavalos de potência às 8000 rpm e um binário máximo de 1960 Nm às 5200 rpm, utilizando combustível Shell E85.
Entre as melhorias implementadas no motor "Fury" destacam-se:
- Turbocompressores Precision 76/80 Next Gen: Os maiores turbocompressores de imagem espelhada do mundo.
- Pistões em alumínio forjado de formato oval, desenhados pela Ilmor: Com geometria de perfil otimizado.
- Bielas em alumínio forjado de alta resistência.
- Válvulas de escape leves em titânio.
- Coberturas de válvulas leves.
- Injectores de combustível de alta capacidade.
O resultado desta sinergia de engenharia traduz-se numa durabilidade extrema e em performances avassaladoras, permitindo ao Venom F5 Evolution alcançar os 320 km/h (200 mph) em meros 10,3 segundos. Esta capacidade não compromete a sua aptidão para provas de resistência, abrindo novas possibilidades para os seus proprietários.
A dinâmica de condução do Venom F5 Evolution foi igualmente aprimorada através da introdução de uma nova suspensão adaptativa. Este sistema permite ao condutor modular o comportamento do veículo através dos modos de condução selecionáveis no volante (Sport, Road Race, Drag, Wet e o modo de potência máxima F5).
A resposta da direção, o controlo do rolamento e dos movimentos da carroçaria, bem como a absorção de irregularidades, são ajustados automaticamente, oferecendo uma versatilidade ímpar entre a pilotagem em pista e o conforto em longas viagens.
O desenvolvimento aerodinâmico contou com a perícia do Dr. Mark Handford, renomeado especialista com experiência na Fórmula 1 e na Indycar. Por meio de testes extensivos em estrada, circuitos, pista de aterragem e túnel de vento, a equipa da Hennessey redesenhou completamente o splitter dianteiro, com alterações significativas na parte inferior da carroçaria. Foram adicionados dive planes dianteiros, deflectores de fluxo de ar sob a carroçaria e aerações acima dos arcos das rodas dianteiras. Em conjunto com a nova suspensão, um Gurney lip na extremidade do spoiler traseiro melhora a estabilidade em alta velocidade durante a aceleração e a travagem.
Reconhecendo o desejo de alguns clientes de utilizarem os seus Venom F5 em viagens mais longas, a Hennessey desenvolveu um conjunto de opcionais "Touring". Estes incluem alternativas aos leves bancos backet em fibra de carbono e ao escape desportivo, estendendo-se até à inclusão de um porta-bebidas em fibra de carbono. Estudos antropométricos levaram ao desenvolvimento de bancos "Touring Carbon Seats" opcionais, com reforços adicionais para maior conforto em longas distâncias. Mantendo a parte traseira em carbono exposto, estes novos bancos revestidos a couro apresentam um design a laser inspirado na indústria aeroespacial.
O pacote Evolution, que engloba as melhorias no motor, suspensão e aerodinâmica, está disponível tanto para novas encomendas dos modelos F5 Coupe, Roadster e Revolution, como para os proprietários existentes. O custo do pacote Evolution nos Estados Unidos é de 285,000 dolares, com os opcionais Touring disponíveis por um custo adicional.
Comentários
Enviar um comentário