O único hiperdesportivo no mundo que te deixa literalmente de cabeça para baixo
Numa estreia mundial impressionante, a McMurtry Automotive com o seu hipercarro de pista Spéirling, bateu um novo recorde de cabeça para baixo. Thomas Yates, cofundador e diretor-gerente da McMurtry Automotive, usou o sistema de ventoinha patenteado do hipercarro britânico que produz Downforce-on-DemandTM de 2 toneladas para guiar de cabeça para baixo. A demonstração de tecnologia ocorreu na sede da McMurtry em Gloucestershire, Inglaterra.
Este feito monumental é mais um recorde para o Spéirling, que também quebrou o recorde da pista de testes do Top Gear por 3,1 segundos, detido pelo, Fórmula 1 Renault R24 V10 de 2004. O monoluagar McMurtry Spéirling que opera numa competição própria, também detém o recorde absoluto do Goodwood Festival of Speed Hillclimb e o recorde do Laguna Seca Corkscrew Hillclimb.
Thomas Yates, cofundador e diretor-gerente da McMurtry Automotive, comentou:
“Esse foi apenas um dia fantástico no escritório! Dirigir invertido foi uma experiência completamente surreal. Os 2000 kg de downforce que o sistema de ventoinha pode gerar é verdadeiramente surpreendente e é ótimo mostrar a razão pela qual o nosso Spéirling continua a bater recordes em todo o mundo.”
Como é possível? Há muito que se discute que carros de competição, como os usados na Fórmula 1, poderiam teoricamente ser conduzidos de cabeça para baixo. Isto deve-se à quantidade de downforce que eles geram em velocidade, mas nunca foi tentado.
Equipado com o sistema Downforce-on-DemandTM patenteado da McMurtry, o Spéirling pode acelerar, travar e virar com significativamente mais aderência do que outros hipercarros e carros de competição, especialmente em baixas velocidades. É que este downforce está disponível a qualquer velocidade, mesmo parado, ao contrário dos outros hiper e supercarroscarros, que só podem produzir downforce em altas velocidades usando os seus apêndices aerodinâmicos.
Durante a tentativa de recorde, Thomas Yates conduziu o Spéirling para uma plataforma construída propositadamente. O piso da plataforma girou, invertendo totalmente o hipercarro. O sistema Downforce-on-DemandTM criou um vácuo suficiente sob o piso para mantê-lo de cabeça para baixo, excedendo a força da gravidade. Uma vez totalmente invertido, Thomas avançou na plataforma totalmente sem apoio.
Este sistema patenteado permite que o hipercarro elétrico acelere os 0-60 mph (0-96 km/h) em apenas 1,5 segundos, complete um quarto de milha (400 m) em 8 segundos e faça curvas a mais de 3 G.
As primeiras entregas aos clientes do Spéirling PURE estão previstas para 2026 e apresentarão uma série de melhorias relativamente a este protótipo.
O Spéirling é construído conforme os rigorosos padrões de segurança do desporto motorizado dos carros LMP1, os carros mais rápidos nas famosas 24 Horas de Le Mans.
Em condições de pista, o downforce produzido pelo Spéirling também desempenha um papel vital na segurança. Como os níveis de downforce não estão relacionados com a velocidade, os testes demonstraram que se um piloto perder o controlo, com a quantidade de aderência e downforce disponíveis, muitas vezes o carro para quase imediatamente, muitas vezes ainda no asfalto.
Vídeo do recorde de cabeça para baixo
Comentários
Enviar um comentário