Toyota C-HR+: A nova aposta da marca no mercado dos eléctricos

A Toyota continua a ampliar a sua linha de veículos eléctricos com o lançamento do C-HR+. Mas não se deixe enganar pelo nome, este modelo não é uma simples variante do C-HR a combustão. O C-HR+ é um SUV 100% elétrico com design e tecnologia próprios, inspirado no DNA do C-HR híbrido e na plataforma do bZ4X.

Toyota C-HR+

Com 4,52 m de comprimento, o C-HR+ posiciona-se entre o C-HR (4,36 m) e o bZ4X (4,69 m). O seu design destaca-se do C-HR híbrido, especialmente na traseira, com uma linha mais vertical e angular.

A frente, inspirada no bZ4X, apresenta uma faixa preta que se estende até os faróis Full LED, enquanto a traseira é marcada por uma porta inclinada em estilo fastback e luzes interligadas.

O C-HR+ não se limita à estética. A linha do teto, os para-lamas e outros elementos foram cuidadosamente projetados para otimizar a aerodinâmica, contribuindo para a eficiência energética e o dinamismo de condução.

Toyota C-HR+

O interior do C-HR+ oferece um espaço menos generoso do que a dimensão exterior deixa prever, e a bagageira com 416 litros de capacidade de carga fica abaixo da média na categoria. O painel é inspirado no bZ4X, com uma tela central sensível ao toque de 14 polegadas e instrumentação digital. A tela multimédia oferece navegação otimizada para veículos elétricos, exibindo os postos de carregamento compatíveis consoante o estado de carga. O aplicativo MyToyota permite gerir a recarga e o estado do veículo à distância.

A consola central é volumosa e oferece carregamento por indução para dois smartphones. Alguns botões físicos permanecem para os modos de condução, o atalho para a câmara de marcha atrás.

Toyota C-HR+

Os bancos dianteiros, embora ligeiramente escavados na altura dos joelhos, invadem o espaço dos passageiros atrás. Felizmente, os vidros laterais são mais largos do que no C-HR, e um grande teto solar panorâmico deixa a luz entrar, evitando o efeito claustrofóbico criticado neste ultimo.

Toyota C-HR+

Em termos de motorização, o C-HR+ oferece duas opções de bateria: 57,7 kWh para a versão de 167 cv e 77 kWh para as versões de 224 cv e tração integral de 343 cv.

A autonomia anunciada chega a 600 km (dados WLTP ainda por homologar) na versão mais eficiente. A versão de tração integral promete um 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, demonstrando um desempenho dinâmico superior ao bZ4X.

A arquitetura e-TNGA do C-HR+ otimiza a gestão da bateria e melhora os tempos de recarga. Um carregador embarcado de 11 kW vem equipado de série, enquanto uma opção de 22 kW está disponível nas versões superiores para recarga em corrente alternada (AC). Em corrente contínua (DC), a recarga rápida atinge 150 kW, permitindo recuperar 80% da autonomia em cerca de vinte minutos.

O C-HR+ também conta com um pré-aquecimento inteligente da bateria, ativável automática ou manualmente, garantindo recargas mais eficientes em condições frias. A isso se soma uma bomba de calor que economiza energia para o conforto térmico.

Toyota C-HR+

O C-HR+ embarca as últimas inovações em termos de segurança e conectividade:

Toyota Safety Sense de série, incluindo travagem de emergência, controlo de cruzeiro adaptativo e monitorização de pontos cegos.

Equipamentos de conforto que se tornaram padrão: tecto panorâmico, bancos aquecidos, carregadores sem fio e portas USB para todos os passageiros.

A Toyota garante a bateria do C-HR+ por uma capacidade mínima de 70% durante 10 anos, com possibilidade de extensão até 1 milhão de quilómetros mediante inspeções anuais.

Toyota C-HR+

O C-HR+ estará disponível na maioria dos países europeus a partir do final de 2025, com entregas previstas para o início de 2026. O preço ainda não foi divulgado, mas o C-HR+ irá competir com modelos como Peugeot E-3008 e Ford Capri.

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