A Audi parece ter mudado (novamente) de ideias sobre a nomenclatura dos seus modelos. Inicialmente, os modelos 100% elétricos receberiam nomes alfanuméricos pares (A2, A4, A6, A8, Q2, Q4, Q6, Q8) com o sufixo e-tron, enquanto os modelos com motores a gasolina ou gasóleo usariam os nomes alfanuméricos ímpares (A3, A5, A7, etc.). Isto significava que o substituto do Audi A6 deveria ter sido chamado de A7 e A7 Avant, seguindo o exemplo do Audi A4 que se tornou A5.
No entanto, a Audi parece ter ouvido as reclamações dos seus clientes e da sua rede de concessionários, que são muito apegados aos nomes históricos dos seus modelos. A nova geração do Audi A6 será, portanto, um A6 Avant, mas com um design e tecnologia completamente novos. Para evitar confusões, a versão totalmente elétrica será chamada de A6 Avant e-tron. Simples!!
Um estilo próprio
O novo A6 Avant "térmico" mantém a linguagem de design da Audi, mas com um toque próprio que o diferencia do seu irmão elétrico. A grelha frontal, por exemplo, é enorme e aberta, com os quatro anéis da marca a migrar para o bordo superior. Os faróis e as luzes diurnas são integrados numa única unidade óptica que se estende até as bordas dos para-lamas dianteiros, conferindo ao carro uma aparência mais agressiva.
As laterais do A6 Avant são esculpidas por guarda-lamas dianteiros e traseiros mais musculosos e volumosos, que contrastam com as linhas suaves do restante do carro. Essa combinação confere ao A6 Avant um perfil mais robusto e desportivo, acentuando a sua aparência de "teto baixo" em comparação com o A6 Avant e-tron.
O A6 Avant "térmico" aposta num design que evoca um estilo de vida dinâmico e sofisticado. A janela traseira inclinada, com um toque fastback, reforça essa proposta.
A traseira do carro destaca-se pelas luzes em duas partes. A parte superior, vermelha, integra LEDs "facetados" que podem exibir mensagens visuais, como triângulos, quando as luzes de emergência são acionadas. A parte inferior é composta por uma faixa fina que se estende por toda a largura da traseira, com elementos verticais nas extremidades para as luzes de travão.
O resultado é um design mais clássico do que o A6 Avant e-tron, mas que ainda assim apresenta elementos visuais inovadores que o diferenciam claramente da geração anterior.
Uma plataforma nova
O novo A6 Avant "térmico" é construído sobre a plataforma PPC (Premium Platform Combustion), desenvolvida especificamente para modelos com motores a combustão. Esta plataforma, já utilizada nos modelos A5 Sportback, A5 Avant e Q5, permite a implementação da tecnologia MHEV Plus, uma forma de micro-hibridação que permite a condução em modo 100% elétrico em curtas distâncias.
Com 4,99 metros de comprimento e quase 1,88 metros de largura, o A6 Avant oferece um espaço interno generoso para quatro pessoas, com um entre eixos de 2.927 mm. O passageiro central traseiro terá um espaço mais limitado.
O A6 Avant oferece um amplo espaço de carga, com 503 litros sob o tampo do porta-malas. Com os bancos traseiros rebatidos (em três partes 40:20:40), o volume total chega a 1.534 litros, ideal para transportar tudo o que precisa.
A tampa traseira elétrica, que pode ser aberta com um simples movimento do pé sob o para-choque, facilita ainda mais o acesso à bagageira. E para ajudar na operação, a tampa projeta uma luz no chão, indicando a área de abertura.
A nova plataforma do A6 Avant também inclui uma arquitetura multimédia atualizada, baseada no Android Automotive OS.
O novo A6 Avant estará disponível com três opções de motor: duas a gasolina e uma a gasóleo.
Apenas a versão básica a gasolina não contará com a tecnologia MHEV Plus de 48V. Esta tecnologia, presente nas outras versões, utiliza um motor elétrico de 18 kW (24 cv) e 230 Nm para auxiliar o motor principal durante a aceleração e as gestão da caixa de velocidades.
Mas o "Plus" no nome indica que essa micro-hibridação, agora também permite a condução em modo 100% elétrico em situações como manobras de estacionamento, velocidades muito baixas na cidade ou em fases de "deslizamento" (roda livre ou com pouco gás).
A recuperação de energia permite que até 25 kW sejam regenerados para recarregar a bateria, enquanto o sistema de 48V alimenta o ar condicionado.
A Audi implementa um sistema multimédia que parece ter sido copiado do Audi A5, baseado no Android Auto, o cockpit digital é composto por um impressionante painel OLED curvo, que integra um ecrã de 11,9 polegadas para o painel digital e outro de 14,5 polegadas para multimédia e funcionalidades. Além disso, o passageiro da frente pode optar por um terceiro ecrã de 10,9 polegadas. Para complementar a experiência, há também um head-up display de realidade aumentada.
O interior, com um estilo denominado softwrap, procura "simplificar" o impacto visual do mobiliário, criando uma sensação de pureza e aconchego para os ocupantes. Os materiais utilizados são de alta qualidade e montados com cuidado, refletindo a reputação da Audi no setor. As opções de personalização são vastas e variadas, dependendo do acabamento escolhido, embora muitas vezes (muitas mesmo) venham com um custo adicional.
As laterais do A6 Avant são esculpidas por guarda-lamas dianteiros e traseiros mais musculosos e volumosos, que contrastam com as linhas suaves do restante do carro. Essa combinação confere ao A6 Avant um perfil mais robusto e desportivo, acentuando a sua aparência de "teto baixo" em comparação com o A6 Avant e-tron.
O A6 Avant "térmico" aposta num design que evoca um estilo de vida dinâmico e sofisticado. A janela traseira inclinada, com um toque fastback, reforça essa proposta.
A traseira do carro destaca-se pelas luzes em duas partes. A parte superior, vermelha, integra LEDs "facetados" que podem exibir mensagens visuais, como triângulos, quando as luzes de emergência são acionadas. A parte inferior é composta por uma faixa fina que se estende por toda a largura da traseira, com elementos verticais nas extremidades para as luzes de travão.
O resultado é um design mais clássico do que o A6 Avant e-tron, mas que ainda assim apresenta elementos visuais inovadores que o diferenciam claramente da geração anterior.
Uma plataforma nova
Com 4,99 metros de comprimento e quase 1,88 metros de largura, o A6 Avant oferece um espaço interno generoso para quatro pessoas, com um entre eixos de 2.927 mm. O passageiro central traseiro terá um espaço mais limitado.
O A6 Avant oferece um amplo espaço de carga, com 503 litros sob o tampo do porta-malas. Com os bancos traseiros rebatidos (em três partes 40:20:40), o volume total chega a 1.534 litros, ideal para transportar tudo o que precisa.
A tampa traseira elétrica, que pode ser aberta com um simples movimento do pé sob o para-choque, facilita ainda mais o acesso à bagageira. E para ajudar na operação, a tampa projeta uma luz no chão, indicando a área de abertura.
A nova plataforma do A6 Avant também inclui uma arquitetura multimédia atualizada, baseada no Android Automotive OS.
O novo A6 Avant estará disponível com três opções de motor: duas a gasolina e uma a gasóleo.
Apenas a versão básica a gasolina não contará com a tecnologia MHEV Plus de 48V. Esta tecnologia, presente nas outras versões, utiliza um motor elétrico de 18 kW (24 cv) e 230 Nm para auxiliar o motor principal durante a aceleração e as gestão da caixa de velocidades.
A recuperação de energia permite que até 25 kW sejam regenerados para recarregar a bateria, enquanto o sistema de 48V alimenta o ar condicionado.
A Audi implementa um sistema multimédia que parece ter sido copiado do Audi A5, baseado no Android Auto, o cockpit digital é composto por um impressionante painel OLED curvo, que integra um ecrã de 11,9 polegadas para o painel digital e outro de 14,5 polegadas para multimédia e funcionalidades. Além disso, o passageiro da frente pode optar por um terceiro ecrã de 10,9 polegadas. Para complementar a experiência, há também um head-up display de realidade aumentada.
O interior, com um estilo denominado softwrap, procura "simplificar" o impacto visual do mobiliário, criando uma sensação de pureza e aconchego para os ocupantes. Os materiais utilizados são de alta qualidade e montados com cuidado, refletindo a reputação da Audi no setor. As opções de personalização são vastas e variadas, dependendo do acabamento escolhido, embora muitas vezes (muitas mesmo) venham com um custo adicional.
- Motor 2.0 TFSI - 204 cv e 340 Nm / tração / 8,3 s dos0aos100 km/h / 240 km/h
- Motor 3.0 TFSI Quattro - 367 cv e 550 Nm / 4x4 / 4,7 s dos0aos100 km/h / 250 km/h
- Motor 2.0 TDI - 204 cv e 400 Nm / tração ou (4x4) / 7,9 s dos0aos100 km/h (7,0) / 241 km/h (238)
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