Mais um avanço significativo na eletrificação abrangente da linha Volvo, o ES90 destaca-se por sua sofisticada tecnologia embarcada, arquitetura de 800 V, capacidade de carregamento ultrarrápido e uma bateria de dimensões XXL que o sustenta. Este modelo, que é o sucessor totalmente elétrico do S90, representa o retorno do fabricante sueco ao segmento das grandes automóveis de luxo.
O novo Volvo ES90 apresenta uma altura considerável, atingindo 1,55 metros. A necessidade de acomodar baterias de grande dimensão na parte inferior da carroçaria, sem comprometer o espaço interior, teve um impacto inevitável nas suas dimensões. O seu antecessor, o S90, que já não se caracterizava por um porte compacto (4,96 metros), parece quase diminuto em comparação com este modelo, que ostenta um comprimento generoso de 5 metros. No entanto, a sua silhueta inclinada, inspirada no estilo fastback, confere-lhe um perfil refinado.
Mesmo assim o ES90 apresenta uma aerodinâmica surpreendente, com um coeficiente de arrasto (Cx) de 0,25, tornando-se o Volvo mais aerodinâmico já produzido. No entanto, esse valor ainda é superior ao do Audi A6 e-tron, que possui um Cx de 0,21. O Mercedes EQE apresenta um coeficiente de 0,22, enquanto o BMW i5 regista um Cx de 0,23.
Considerando que esta categoria está em declínio na Europa, o ES90 deverá atrair a maioria do seu público nos Estados Unidos e na China. Os consumidores europeus que apreciam veículos de grandes dimensões eletrificados provavelmente optarão pelo EX90, que é o seu equivalente na categoria de SUVs.
Tecnologia Escandinava a Bordo
A distância entre eixos, considerável, de 3,10 m, proporciona um espaço interno generoso. A habitabilidade na parte traseira corresponde às expectativas para um veículo de tais dimensões. O piso plano, livre do túnel de serviço, apresenta, no entanto, uma altura ligeiramente elevada, o que pode comprometer o conforto, a menos que sejam os assentos que estejam instalados em posição baixa para otimizar a distância ao teto. O teto inclinado não impacta significativamente a habitabilidade, exceto para ocupantes com altura superior a 1,85 m, que podem sentir-se constrangidos pelos montantes. Na versão topo de gama, os bancos traseiros são reclináveis eletricamente (em duas partes), ventilados e aquecidos, proporcionando um elevado nível de conforto. A bagageira oferece uma abertura ampla, mas o volume de 446 l é reduzido para um veículo deste porte. O espaço disponível sob o capô dianteiro de 22 l, é limitado, dificultando até o armazenamento dos cabos de carregamento.
O interior do veículo se destaca por sua elegância, com um design minimalista que privilegia materiais nobres como madeira, inserções de alumínio e revestimentos em couro (couro sintético de alta qualidade ou couro Nappa opcional), reduzindo ao mínimo a presença de plástico. Seguindo a tendência observada em veículos da Tesla, todos os comandos estão integrados numa tela central vertical de 14,5 polegadas. Embora a ausência de botões físicos para o controle do ar condicionado possa ser considerada uma desvantagem por alguns (como eu), a interface dedicada permanece visível em todos os momentos, o que é menos mau, garantindo um acesso intuitivo a essas funções. No entanto, a necessidade de navegar por diversos menus para ajustar configurações como os espelhos, por exemplo, pode ser considerada um ponto (bem) negativo. O sistema operativo baseado no Google Android demonstra fluidez e responsividade, proporcionando uma experiência agradável ao usuário.
O Volvo ES90 apresenta um conjunto completo de tecnologias de assistência à condução, incluindo oito câmaras, cinco radares e um Lidar, que trabalham em conjunto para oferecer recursos de condução semiautónoma e sistemas de segurança avançados. Essas tecnologias permitem ao veículo realizar funções já comuns como a detecção de saída de faixa, a prevenção de colisões e a assistência à travagem de emergência, proporcionando maior segurança e conforto ao motorista.
O Volvo ES90 utiliza uma plataforma evoluída da SPA2, originalmente desenvolvida para o EX90, mas com uma arquitetura de 800 V (em comparação com 400 V do SUV), proveniente do grupo Geely. O modelo oferece duas opções de bateria de íons de lítio (NMC), com 88 kWh de capacidade líquida na versão de entrada (Single Extended Range), acoplada a um motor elétrico de 333 cv (480 Nm), que impulsiona o eixo traseiro. Apesar de um peso de 2,37 toneladas, o ES90 acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. As versões Twin e Twin Performance, equipadas com uma bateria de 102 kWh (líquidos) e dois motores elétricos, um para cada eixo, oferecem 449 cv e 680 cv, respectivamente.
O modelo Twin Performance, apesar de não ter qualquer pretensão desportiva devido ao seu peso de quase 2,6 toneladas, apresenta um impressionante torque de 870 Nm. Ainda assim ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos, um desempenho que se equipara ao do BMW i5 M60, que possui 601 cv e alcança essa mesma velocidade em 3,8 segundos.
No lado do chassis, a suspensão pneumática é de série no nível de equipamento Ultra mais elevado. Opcional nos outros dois acabamentos, que se contentam com a clássica suspensão controlada.
Autonomia e Recarga
Um dos dados mais notáveis é a potência máxima aceita em carregamento rápido, que está fixada em 300 kW para a versão de entrada, alcançando 350 kW nas versões Twin equipadas com a bateria de 102 kWh. O Volvo ES90 assim se destaca ao superar os concorrentes germânicos, com os 270 kW do Audi A6 e-tron, BMW i5 com os seus 205 kW e o Mercedes EQE, que apresenta somente 170 kW. É importante ressaltar que esses números são teóricos e dependem da potência fornecida pelas redes de carregamento.
Esses desempenhos possibilitariam a recarga de 10% a 80% da bateria em somente 20 minutos. A autonomia anunciada, (que deve ser sempre considerada meramente indicativa), é igualmente impressionante: 650 km na versão Single Extended Range de 88 kWh e até 700 km na versão Twin, em ciclo misto. No entanto, é importante ressaltar que frequentemente as marcas divulgam autonomias que podem ser excessivamente otimistas. É razoável afirmar que a autonomia real pode ser significativamente menor, especialmente ao se tratar de um veículo projetado para uso em estrada, o qual é o principal objetivo de um grande automóvel de passageiros.
O modelo de destaque da Volvo apresenta um preço de entrada elevado, a partir de 72.945 € (PRVP). No entanto, o ES90 oferece um conjunto de equipamentos particularmente abrangente desde o primeiro nível, o que sugere que a Volvo está melhor posicionada em comparação com os seus concorrentes directos. Contudo, a questão que se coloca é: será este argumento o suficiente para atrair mais clientes aos concessionários da marca?
Mesmo assim o ES90 apresenta uma aerodinâmica surpreendente, com um coeficiente de arrasto (Cx) de 0,25, tornando-se o Volvo mais aerodinâmico já produzido. No entanto, esse valor ainda é superior ao do Audi A6 e-tron, que possui um Cx de 0,21. O Mercedes EQE apresenta um coeficiente de 0,22, enquanto o BMW i5 regista um Cx de 0,23.
A distância entre eixos, considerável, de 3,10 m, proporciona um espaço interno generoso. A habitabilidade na parte traseira corresponde às expectativas para um veículo de tais dimensões. O piso plano, livre do túnel de serviço, apresenta, no entanto, uma altura ligeiramente elevada, o que pode comprometer o conforto, a menos que sejam os assentos que estejam instalados em posição baixa para otimizar a distância ao teto. O teto inclinado não impacta significativamente a habitabilidade, exceto para ocupantes com altura superior a 1,85 m, que podem sentir-se constrangidos pelos montantes. Na versão topo de gama, os bancos traseiros são reclináveis eletricamente (em duas partes), ventilados e aquecidos, proporcionando um elevado nível de conforto. A bagageira oferece uma abertura ampla, mas o volume de 446 l é reduzido para um veículo deste porte. O espaço disponível sob o capô dianteiro de 22 l, é limitado, dificultando até o armazenamento dos cabos de carregamento.
Desempenho de respeito
O Volvo ES90 utiliza uma plataforma evoluída da SPA2, originalmente desenvolvida para o EX90, mas com uma arquitetura de 800 V (em comparação com 400 V do SUV), proveniente do grupo Geely. O modelo oferece duas opções de bateria de íons de lítio (NMC), com 88 kWh de capacidade líquida na versão de entrada (Single Extended Range), acoplada a um motor elétrico de 333 cv (480 Nm), que impulsiona o eixo traseiro. Apesar de um peso de 2,37 toneladas, o ES90 acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. As versões Twin e Twin Performance, equipadas com uma bateria de 102 kWh (líquidos) e dois motores elétricos, um para cada eixo, oferecem 449 cv e 680 cv, respectivamente.
O modelo Twin Performance, apesar de não ter qualquer pretensão desportiva devido ao seu peso de quase 2,6 toneladas, apresenta um impressionante torque de 870 Nm. Ainda assim ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos, um desempenho que se equipara ao do BMW i5 M60, que possui 601 cv e alcança essa mesma velocidade em 3,8 segundos.
No lado do chassis, a suspensão pneumática é de série no nível de equipamento Ultra mais elevado. Opcional nos outros dois acabamentos, que se contentam com a clássica suspensão controlada.
Um dos dados mais notáveis é a potência máxima aceita em carregamento rápido, que está fixada em 300 kW para a versão de entrada, alcançando 350 kW nas versões Twin equipadas com a bateria de 102 kWh. O Volvo ES90 assim se destaca ao superar os concorrentes germânicos, com os 270 kW do Audi A6 e-tron, BMW i5 com os seus 205 kW e o Mercedes EQE, que apresenta somente 170 kW. É importante ressaltar que esses números são teóricos e dependem da potência fornecida pelas redes de carregamento.
Esses desempenhos possibilitariam a recarga de 10% a 80% da bateria em somente 20 minutos. A autonomia anunciada, (que deve ser sempre considerada meramente indicativa), é igualmente impressionante: 650 km na versão Single Extended Range de 88 kWh e até 700 km na versão Twin, em ciclo misto. No entanto, é importante ressaltar que frequentemente as marcas divulgam autonomias que podem ser excessivamente otimistas. É razoável afirmar que a autonomia real pode ser significativamente menor, especialmente ao se tratar de um veículo projetado para uso em estrada, o qual é o principal objetivo de um grande automóvel de passageiros.
O modelo de destaque da Volvo apresenta um preço de entrada elevado, a partir de 72.945 € (PRVP). No entanto, o ES90 oferece um conjunto de equipamentos particularmente abrangente desde o primeiro nível, o que sugere que a Volvo está melhor posicionada em comparação com os seus concorrentes directos. Contudo, a questão que se coloca é: será este argumento o suficiente para atrair mais clientes aos concessionários da marca?
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