O Carro elétrico chinês que quer rivalizar com a Porsche


A Xiaomi está a criar ondas no setor dos carros elétricos de alto desempenho com o seu mais recente modelo, o SU7 Ultra. Embora actualmente esteja disponível apenas na China, este veículo acaba de fazer uma entrada impressionante no mercado com 3.680 unidades vendidas em apenas 10 minutos, atingindo assim, um terço do objectivo anual.

Considerado o carro elétrico mais ousado já produzido pela marca, que começou e é mais conhecido como fabricante de smartphones, o SU7 Ultra não só apresenta números técnicos impressionantes, como também quebrou recordes de vendas desde o seu lançamento no 27 de fevereiro.

Apesar de não ser um carro acessível, o SU7 Ultra, versão desportiva do sedan SU7, posiciona-se como uma alternativa interessante ao Porsche Taycan Turbo GT, com um preço 2,5 vezes menor, cerca de 814.900 yuan (mais ou menos 107.000 euros). Esta estratégia agressiva de preços, aliada ao desempenho de alto nível, coloca o SU7 Ultra como uma opção tentadora para o público europeu apesar das taxas impostas pela União Europeia.

Uma ofensiva que é ainda mais marcante porque a Xiaomi está a preparar a sua chegada à Europa, com uma equipa dedicada a planear e gerir as suas vendas no exterior. O fabricante anunciou que esta equipa será composta por especialistas em estudos de mercado, gestores de projeto e engenheiros especializados em apoio pós-venda. Além disso, foram também recrutados perfis técnicos para analisar e adaptar os sistemas de condução autónoma da Xiaomi às regulamentações europeias.

Um monstro de potência


O Xiaomi SU7 Ultra está pronto para revolucionar o mundo dos carros elétricos de alto desempenho, com números que deixam qualquer um de queixo caído.

Equipado com três motores elétricos que geram uma potência combinada de 1.548 cv, este automóvel chinês acelera dos0aos100 km/h em apenas 1,98 segundos e de 0 a 200 km/h em 5,86 segundos, tornando-se um dos carros de produção mais rápidos do mundo. O SU7 Ultra atinge uma velocidade máxima de 350 km/h, colocando-o entre os sedãs elétricos mais velozes do planeta.

O SU7 Ultra destaca-se pela sua bateria de alta potência, que utiliza a mesma tecnologia do modelo padrão, mas com uma capacidade máxima de descarga de 16C. Isto significa que a bateria pode fornecer 1.330 kW (1.808 cv) no pico, um valor superior à potência total dos motores. Mesmo com 20% de autonomia restante, o sistema ainda pode fornecer 800 kW de potência.

Apesar desses números impressionantes, o SU7 Ultra é um carro pesado, com 2.360 kg. No entanto, a sua potência específica de 656 cv/tonelada supera a de um Porsche Taycan Turbo GT (476 cv/tonelada) ou de um Lamborghini Revuelto (573 cv/tonelada).

Aerodinâmica e fibra de carbono


O SU7 foi projetado para oferecer um desempenho dinâmico excepcional, com foco na aerodinâmica e redução de peso. Para isso, a Xiaomi implementou um sistema de gestão de vectorização de binário, que ajusta a distribuição de potência para cada roda 500 vezes por segundo, otimizando curvas e agilidade.

A aerodinâmica também foi aprimorada relativamente ao modelo de base, com um ‘kit’ de carroçaria com 17 elementos em fibra de carbono e um teto de carbono de 1,7 m², resultando numa redução de 12 kg no peso total. O conjunto aerodinâmico, incluindo spoiler dianteiro, difusor e asa traseira, gera mais de 400 kg de força descendente.

Para garantir um desempenho consistente em altas velocidades, o sistema de refrigeração foi reforçado, com uma capacidade de dissipação de calor de 2,7 milhões de ‘joules’ por minuto, três vezes maior que a média dos veículos elétricos. A Xiaomi investiu numa bomba de água mais potente, ventoinha de refrigeração aprimorada e radiador maior, garantindo o desempenho ideal mesmo em condições extremas.

O SU7 Ultra provou seu desempenho em pista, ao completar a volta do circuito de Nürburgring em 6 min 46,874 s, superando o Porsche Taycan Turbo GT com o pacote Weissach, que realizou a mesma marca em 7 min 7,55 s.


O SU7 Ultra conta com um sistema de travagem de alto desempenho para controlar a sua potência. Para isso, a Xiaomi equipou o modelo com travões de carbono-cerâmica com 430 mm de diâmetro no eixo da frente, mais resistentes a altas temperaturas e 57 kg mais leves que os discos de aço convencionais.

As pinças Akebono de seis pistões à frente e quatro pistões atrás, combinadas com pastilhas de competição Endless, garantem uma travagem regenerativa que pode atingir uma desaceleração de 0,6 g e recuperar mais de 400 kW de energia.

Para completar o conjunto, o SU7 Ultra utiliza pneus Pirelli P Zero 5, com 265 mm à frente e 305 mm atrás. A suspensão também foi cuidadosamente desenvolvida, com um sistema pneumático adaptativo e a opção de escolher amortecedores Bilstein EVO T1.

Um interior apelativo


A Xiaomi também investiu no interior do SU7 Ultra, criando um ambiente premium com revestimentos em fibra de carbono e Alcântara. Mas o destaque vai para a tecnologia embarcada, que coloca o modelo em outro patamar.

O sistema de infoentretenimento é movido por um poderoso processador Qualcomm Snapdragon 8295 e opera com o sistema Xiaomi HyperOS, garantindo uma experiência fluida e intuitiva.

Mas a verdadeira inovação está no sistema Xiaomi Pilot, que utiliza dois chips Nvidia Orin X com uma potência de 508 TOPS e um lidar de última geração. Essa combinação permite que o SU7 Ultra ofereça condução autónoma de nível 3, capaz de operar sem intervenção humana em determinados cenários.


Em apenas três anos e meio, a Xiaomi fez uma transição impressionante do setor de eletrónicos de consumo para o mercado de automóveis elétricos. O lançamento do SU7, um automóvel elétrico, em março de 2024, simbolizou essa mudança. Em apenas nove meses, a Xiaomi conseguiu vender mais de 135.000 unidades, superando o objetivo inicial de 100.000 unidades por ano.

Para sustentar este crescimento, a Xiaomi anunciou recentemente o seu segundo modelo elétrico, o SUV YU7, que será lançado no mercado durante o verão. As expectativas para este novo modelo são igualmente ambiciosas, com 300.000 vendas previstas.

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