Quando a Renault apresentou o showcar R5 Turbo 3E em setembro de 2022, muita gente pensou que não passaria de um simples meio de marketing como muitos protótipos. No entanto, a marca do diamante, surpreende ao dar origem a um incrível modelo de produção que tecnicamente será ainda mais impressionante que o showcar… e que hoje, Dos0aos100 revela os detalhes.
A Renault resgata um ícone dos anos 80 com o lançamento do Renault 5 Turbo 3E (3 por ser a terceira geração do mito, e E por ser 100% eléctrico), uma reinterpretação moderna dos lendários Renault 5 Turbo e Turbo 2. Este "mini-supercarro" elétrico personifica o espírito de inovação, ousadia e competição da marca, combinando a expertise da Alpine no desenvolvimento de modelos desportivos e exclusivos.
Design Exuberante e Aerodinâmica Optimizada
O Renault 5 Turbo 3E destaca-se pelo design exuberante, inspirado nos seus antecessores, mas com uma abordagem retro-futurista. As extensões proeminentes do para-choques e dos guarda-lamas traseiros conferem-lhe uma aparência de supercarro, enquanto a aerodinâmica otimizada garante agilidade e eficiência. Detalhes como os faróis quadrados em LED, as entradas de ar frontais e laterais, e o aerofólio traseiro (menor que no showcar) contribuem para o equilíbrio entre desempenho e caráter.
O Renault 5 Turbo 3E é construído sobre uma nova plataforma com arquitetura de tração traseira especificamente desenvolvida. Comparado com o Renault 5 E-Tech elétrico, o para-brisa foi recuado e a distância entre eixos foi estendida para alcançar dimensões espetaculares: 4,08 m de comprimento, impressionantes 2,03 m de largura e 1,38 m de altura, com uma distância entre eixos de 2,57 m.
Desempenho Elétrico de Alto Nível
Construído sobre uma plataforma personalizada, o Renault 5 Turbo 3E está equipado não com um motor como no showcar, mas com 2 motores elétricos nas rodas traseiras (2 x 200 kW), que entregam uma potência impressionante de 540 cv (o showcar tinha "apenas" 380 cv) e um torque hercúleo de 4.800 Nm. A arquitetura de 800 volts permite um carregamento rápido, com a bateria de íon-lítio de 70 kWh a passar de 15% a 80% em somente 15 minutos. A aceleração Dos0aos100 km/h é alcançada em menos de 3,5 segundos, e a autonomia WLTP é de até 400 km. Já vejo de longe os detractores do Clio V6 ...
Tecnologia e Personalização
O interior do Renault 5 Turbo 3E reflete a sua vocação desportiva, com bancos do tipo "backet", cintos de seis pontos e materiais premium como Alcântara e onde sobressai o travão de mão vertical ao bom estilo de Rally. O painel de instrumentos apresenta telas OpenR de 10,1 e 10,25 polegadas, oferecendo uma experiência de condução moderna e conectada, com acesso a serviços Google integrados através do sistema OpenR Link.
A personalização é um ponto forte, com uma ampla gama de opções exteriores e acabamentos interiores, permitindo aos clientes criar um veículo verdadeiramente único. O Renault 5 Turbo 3E estará disponível em várias opções de cores, incluindo algumas que remetem à história do Renault 5 Turbo e Turbo 2.
Produção Limitada e Exclusiva
O Renault 5 Turbo 3E será produzido numa série limitada de 1.980 unidades numeradas, em homenagem ao ano de lançamento do Renault 5 Turbo original. As reservas serão abertas nas próximas semanas, e as primeiras entregas estão previstas para 2027. Este "mini-supercarro" elétrico promete redefinir o segmento, oferecendo desempenho de alto nível, design inovador e uma experiência de condução emocionante.
Quanto ao preço ainda não revelado, a Renault garante que será muito acessível para um supercarro.
O que me dá a entender que o preço será sobretudo muito caro para um R5, não sendo difícil imaginar o Turbo 3E ultrapassar facilmente a barreira dos 100.000€. Saberemos mais dentro de algumas semanas.
Renault 5 Turbo 3E
- Motor: 2 motores elétricos nas rodas traseiras
- Potência: 2 x 200 kW / 540 cv / 4.800 Nm
- Binário: 4.800 Nm
- Bateria: 70 kWh
- Peso: 1.450 kg (dados fabricante)
- Velocidade max: 270 km/h
- Dos0aos100 km/h: 3.5 s
Comentários
Enviar um comentário