À medida que o outono de 2025 se aproxima, a Toyota prepara-se para injetar uma dose extra de vivacidade na sua gama de desportivos com o anúncio da edição especial GR86 Yuzu Edition para o "ano modelo 2026".
Revelada no passado dia 3 de abril, esta nova variante não só presta uma homenagem nostálgica a um antecessor memorável, o Scion FR-S Release Series 1.0, como também eleva a fasquia em termos de estilo e desempenho.
A alma desta edição especial reside na sua exclusiva cor exterior Amarelo Yuzu, uma tonalidade vibrante que evoca a energia cítrica e a singularidade. Assente na base já bem equipada do GR86 Premium, a Yuzu Edition distingue-se ainda mais pelas suas jantes de 18 polegadas em preto mate, um contraste elegante que se estende a outros detalhes escurecidos por toda a carroçaria, conferindo-lhe uma presença ainda mais assertiva na estrada.
O interior acompanha a ousadia do exterior, apresentando um ambiente dominado pelo preto, pontuado por detalhes em amarelo que sublinham a exclusividade desta versão. Os bancos desportivos, peça central da experiência de condução, são revestidos em Ultrasuede® preto com perfurações amarelas, um toque de requinte desportivo. A mesma costura amarela surge no volante, no punho do travão de mão e nos painéis das portas, criando uma atmosfera coesa e envolvente para o condutor e passageiro.
Mas a Yuzu Edition não se limita à estética. A Toyota elevou o desempenho ao incluir de série travões Brembo®, conhecidos pela sua potência de travagem superior, e amortecedores SACHS®, que proporcionam uma estabilidade adicional sem sacrificar a agilidade que tornou o GR86 tão apreciado pelos entusiastas. Para aqueles que procuram ainda mais personalização e expressividade, a Toyota disponibilizará acessórios opcionais como um sistema de escape "cat-back" com ponteiras prateadas que ostentam o logótipo GR e um kit de carroçaria com um design distinto.
Para o ano modelo de 2026, o GR86 estará disponível em três níveis de equipamento distintos: o GR86 base, o GR86 Premium e esta edição especial Yuzu. Todas as versões manterão a opção de uma transmissão manual de seis velocidades ou uma transmissão automática, sendo impulsionadas pelo mesmo motor boxer de 2.4 litros e quatro cilindros, capaz de debitar 228 cavalos de potência e 250 Nm de binário, prometendo uma experiência de condução emocionante.
Uma Filosofia de Condução
A essência de cada veículo com o emblema GR reside numa filosofia de design e engenharia focada na performance e no prazer de condução. O GR86 personifica esta ideia. O Performance Package disponível para as versões GR86 e GR86 Premium e de série na Yuzu Edition, integra potentes travões Brembo® e os sofisticados amortecedores SACHS®. Estes últimos, preenchidos com azoto e óleo de alta pressão, foram meticulosamente projetados para absorver vibrações numa ampla gama de velocidades, maximizando o contacto dos pneus com o solo e proporcionando uma direção firme e precisa, sem comprometer o conforto de condução. O sistema de travagem Brembo® conta com pinças vermelhas de quatro pistões na dianteira e dois pistões na traseira, mordendo discos ventilados de dimensões generosas (12,8 x 1,3 polegadas à frente e 12,4 x 0,79 polegadas atrás).Leveza e Agilidade
Com um peso de somente 1275 kg na versão base com transmissão manual e 1293 kg no modelo automático, o GR86 destaca-se como um dos desportivos mais leves da Toyota. A utilização de alumínio no capô, nos guarda-lamas dianteiros e no painel do tejadilho contribui significativamente para a redução de peso. Detalhes como a aplicação de adesivos estruturais na carroçaria e bancos mais leves em comparação com a geração anterior do 86 demonstram a atenção da Toyota à otimização do peso em prol do máximo controlo.O motor naturalmente aspirado de 2.4 litros FA-24, coração do GR86, entrega 228 cavalos de potência e 250 Nm de binário, com uma curva de potência afinada para disponibilizar o binário máximo às 3700 RPM, resultando numa experiência de condução responsiva e gratificante. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é alcançada em apenas 6,1 segundos na versão com transmissão manual de 6 velocidades e em 6,6 segundos com a transmissão automática de seis velocidades controlada eletronicamente (ECT-i). Independentemente da transmissão escolhida, o GR86 vem equipado com um diferencial traseiro de deslizamento limitado Torsen®, que otimiza a tração em curva.
Os entusiastas da condução desportiva apreciarão particularmente a transmissão manual de 6 velocidades do GR86, que permite um controlo total sobre as mudanças de marcha. Com o simples acionar de um botão, os condutores podem ativar o modo Track ou desativar o Controlo de Estabilidade do Veículo (VSC) para uma experiência mais visceral. Na versão com transmissão automática, discos de embraiagem adicionais e um conversor de binário de alta capacidade garantem uma entrega suave da potência e do binário do motor.
Herança Desportiva e Paixão pelas Pistas
Para ostentar o cobiçado emblema GR, os desportivos da Toyota GAZOO Racing passam por um rigoroso processo de testes em pista, supervisionado por Akio Toyoda, também conhecido como Morizo, e pelos pilotos e engenheiros da equipa. A Toyota GAZOO Racing colabora ativamente com a ROOKIE Racing em diversas competições de resistência e turismo, como a Super Taikyu no Japão, utilizando o feedback das corridas para refinar tecnologias e aprimorar os seus veículos de produção.Os preços de venda ao público e as especificações detalhadas para todas as versões serão revelados pela Toyota mais perto da data de lançamento. O compromisso da Toyota com o desporto automóvel é também evidente na oferta de uma adesão gratuita de um ano à National Auto Sport Association (NASA) para os proprietários de veículos GR nos Estados Unidos.
Comentários
Enviar um comentário