Avançar para o conteúdo principal
O Herdeiro de uma Dinastia Automobilística Italiana
Kimera Automobili, Marca pouco conhecida do grande público, totalmente dedicada à memória dos Lancias de rally dos anos 80/90com o modelo Evo37, um Lancia 037 Rally actualizado aos dias de hoje (ai, Stellantis, com tantos meios à disposição e um passado tão rico, quando irás “abrir os olhos”, para relançar a Lancia e a Alfa Romeo com sucesso???).
Com o sucesso do EVO37, a Kimera apresentou há uns meses, o EVO38, que hoje mereceu um artigo dedicado. Concebido como o herdeiro natural dos icónicos desportivos e carros de competição produzidos em Turim entre 1978 e 1992, o EVO38 representa a evolução de uma linhagem que dominou as estradas e pistas de corrida ao redor do mundo.
Um Legado Reimaginado
O EVO38 não é simplesmente um restomod, é uma evolução extrema do conceito, produzida em edição limitada de 38 unidades. Inspirada nos gloriosos ancestrais, ele incorpora a sua essência estilística e técnica, elevando-o a um novo patamar de performances e tecnologia.
Tração Integral
Ao contrário do EVO37, o EVO38 a piscar olhos ao Delta multicampeão do mundo de Rally, apresenta uma tração integral, implementada por meio de um moderno e sofisticado sistema de controlo de repartição e bloqueio de diferencial electro-hidráulico. Este sistema, similar ao de carros de rally mundial do início dos anos 2000, permite ao piloto calibrar os diferenciais diretamente do cockpit, ajustando a percentagem de tração entre os eixos dianteiro e traseiro, e até mesmo desativar o diferencial dianteiro para simular a tração traseira. O EVO38 traz também um ajuste de suspensão, via amortecedores motorizados, e um sistema de elevação para ajustar a altura do solo, controlados a partir do volante.
Evolução Mecânica
A EVO38 mantém o baixo peso do EVO37 (aproximadamente 1.100 kg), mesmo com a tração integral, graças ao uso extensivo de fibra de carbono e titânio. O motor 2 litros de 4 cilindros, porém, recebeu um upgrade significativo, alcançando 600 cavalos de potência. Este aumento foi obtido por meio da alteração de diversos componentes, incluindo um turbocompressor maior, um compressor volumétrico mais evoluído, embraiagem eletro-mecânica com válvula pop-off elétrica, nova configuração de válvulas e comando de válvulas variável. O torque também foi significativamente incrementado, atingindo cerca de 580 Nm, disponíveis a baixas rotações. Há ainda a opção de um escape directo para o turbo.
Conclusão
O design do EVO38 é contemporâneo e marcante. A Kimera, com o EVO38, consolida a sua identidade única, combinando paixão, arte e tecnologia, num mercado cada vez menos voltado para o prazer puro da condução, minado pela eletrificação.
Comentários
Enviar um comentário