A Alma da Mobilidade Sustentável em Teste
No epicentro da revolução verde que molda a indústria automóvel, a Renault desvendou o Emblème. Longe de ser somente um exercício de estilo, este protótipo ambicioso é um verdadeiro laboratório sobre rodas, herdeiro da visão pioneira do Scenic Vision de 2022.
O objetivo? Desbravar novos caminhos na descarbonização, materializando um futuro onde automóveis familiares espaçosos, confortáveis e repletos de tecnologia caminham lado a lado com um planeta mais saudável.
A abordagem do Emblème, diz a Renault, é integral, analisando cada etapa da vida do veículo, da conceção à reciclagem, sob cinco pilares essenciais: design ecológico, escolha consciente de materiais, produção otimizada, utilização eficiente e um ciclo de vida circular.
Fruto da experiência da Ampere, o Emblème não é só uma promessa; é uma demonstração palpável de como um carro familiar pode ser repensado de raiz para emitir uns impressionantes 90% menos gases com efeito de estufa do que um modelo equivalente de 2019.
Cada decisão, cada material, cada tecnologia embarcada no Emblème foi escrutinada sob o prisma da máxima descarbonização. A Renault não se contentou com soluções óbvias, explorando combinações inteligentes e viáveis em áreas como recursos, produção e, crucialmente, a forma como o automóvel é utilizado e o que acontece com ele no final da sua vida útil.
O resultado é notável: uma redução de 70% na pegada de carbono da produção de peças. Mas não só, metade dos materiais que compõem o Emblème são reciclados, e a quase totalidade pode ser reaproveitada no futuro. A sinergia entre engenheiros e designers permitiu esculpir uma elegante "shooting brake" de 4,80 metros, onde as linhas se exteriores aliam-se a um interior tecnologicamente avançado e a uma consciência ambiental profunda.
O interior do Emblème é um espaço de design contemporâneo. O olhar é imediatamente atraído pelo vasto ecrã panorâmico "wide openR" que redefine o painel de instrumentos. E sob o piso traseiro pulsa uma inovadora motorização elétrica de dupla energia, combinando a versatilidade da eletricidade com a promessa de longas distâncias de baixo carbono proporcionada pelo hidrogénio.
A Renault quer moldar o futuro da mobilidade. O Emblème é a prova viva do compromisso do Grupo em alcançar a neutralidade carbónica, um objetivo ambicioso que passa pela Ampere e pela sua dedicação aos veículos elétricos inteligentes. Este protótipo não é um fim em si, mas sim um farol a iluminar o caminho para uma nova era.
Eco-Design Radical
Alcançar a meta de 5 toneladas de CO2eq exigiu uma abordagem de eco-design sem precedentes por parte da Ampere. Desde o primeiro esboço até à escolha de cada componente, a busca pela redução de emissões foi implacável. Designers e engenheiros trabalharam em sintonia, impulsionados por ferramentas de altas performances para inovar em cada detalhe, desde a aerodinâmica exterior até aos materiais do habitáculo e ao desenvolvimento da motorização.Cléa Martinet, Vice-Presidente de Sustentabilidade do Grupo Renault, sublinha a ambição do projeto:
"O Renault Emblème responde aos desafios da descarbonização. Concentra as soluções de engenharia e inovação necessárias para que os carros concebidos e produzidos pelo Grupo Renault ambicionem o carbono zero líquido. Incorpora a mobilidade descarbonizada e respeitadora dos recursos, concebida desde o design até ao fim de vida, de forma ecossistémica e coletiva, com os nossos parceiros e fornecedores em toda a cadeia de valor. Além de antecipar as próximas silhuetas de design, integra tecnologias desenvolvidas pela Ampère, que serão gradualmente introduzidas nas próximas gerações de veículos."
Menos Peso é Mais
O peso de um veículo é um fator crucial nas suas emissões, influenciando desde a extração de materiais até ao consumo de energia durante a utilização e à reciclagem. Para manter o Emblème nuns 1.800 quilos, os designers procuraram eliminar cada grama desnecessária, sem comprometer o conforto e a segurança.Uma Colaboração que Descarboniza
Atingir uma redução de 70% na pegada de carbono da produção de peças foi um esforço conjunto, envolvendo mais de vinte parceiros especialistas. Cada um trouxe a sua experiência e tecnologia para otimizar a descarbonização, sem prescindir da qualidade.Desde a AKWEL, que redesenhou os puxadores das portas com materiais reciclados e um mecanismo simplificado, até à ArcelorMittal, que forneceu aços de alta resistência com elevado teor de conteúdo circular e produção com energia renovável, a colaboração foi a chave. A Autoneum revolucionou o isolamento térmico e acústico com fibras de poliéster monomaterial recicláveis, enquanto a Dicastal criou jantes de alumínio leve com 70% de material reciclado. A Michelin desenvolveu pneus com resistência ao rolamento otimizada, e a OPMobility inovou no depósito de hidrogénio em fibra de carbono de baixo carbono.
No interior, a Forvia apostou em materiais reciclados e naturais como o linho e o ananás, que atuam como sumidouros de carbono, e otimizou os processos de montagem para facilitar a reciclagem. A Forvia Hella reduziu drasticamente as emissões dos faróis com lentes Fresnel e materiais reciclados. A Constellium forneceu alumínio reciclado e de baixo carbono para as portas, demonstrando a circularidade do material. A ST Microelectronics aplicou a sua tecnologia SiC para um inversor de tração mais eficiente e ecológico. A Valeo reinventou o sistema de limpa-para-brisas com materiais reciclados e um design que economiza fluido de limpeza. E a Verkor projetou uma bateria elétrica com uma redução de 72% nas emissões de carbono.
Até o estofo dos bancos foi repensado, com a utilização de poliéster reciclado e reciclável, tingido via um processo inovador que elimina a necessidade de corantes tradicionais.
Pascal Tribotté, Gestor de Projeto Renault Emblème, resume o espírito desta colaboração:
"Com o Emblème, quisemos impulsionar o ecossistema da indústria automóvel rumo a uma mobilidade mais sustentável. Este laboratório de descarbonização foi concebido para operar sem comprometer funcionalidades como conforto, segurança e conectividade. É o resultado de uma abordagem exploratória, horizontal e coletiva. Entre o Grupo Renault e 20 parceiros, todos especialistas nos seus domínios, a inovação sem barreiras permitiu-nos alcançar a ambiciosa meta de descarbonização definida no início do projeto."
O Renault Emblème não é apenas um carro, é um testemunho do poder da inovação e da colaboração na construção de um futuro mais verde para a mobilidade. A sustentabilidade a ganhar forma sobre rodas.
Comentários
Enviar um comentário