Toyota GR Yaris: Nova Evolução

A Alma de Competição Refinada para a Estrada

A Toyota Gazoo Racing (TGR) não brinca em serviço quando o assunto é transferir a adrenalina das pistas para o asfalto. A mais recente prova disso é a apresentação do GR Yaris aperfeiçoado, uma máquina que, desde o seu nascimento em 2020, tem sido um laboratório de testes rolante para a marca nipónica nas mais exigentes competições automobilísticas.

GR Yaris em derrapagem num caminho de terra

Potente (ao contrário do que alguma imprensa menciona, o actual 3 cilindros de 1,6 litros conta na sua ficha tecninca, com 304 cv e não 280) e munido de ainda mais tecnologia e conhecimento adquirido nas trincheiras do Campeonato Mundial de Rali (WRC), da Série Super Taikyu e do Campeonato Japonês de Rali, o pequeno gigante japonês prepara-se para elevar a fasquia das performances e do prazer de condução.

A filosofia da TGR é clara: "Obrigado por o quebrarem". Uma abordagem que celebra os limites impostos pelos pilotos nas competições como oportunidades de ouro para aprimorar os seus veículos.

GR Yaris na estrada

Cada avaria, cada desafio enfrentado nas condições extremas das corridas, é meticulosamente analisado para identificar pontos de melhoria. Dados de telemetria, sensibilidade da direção e até os danos nas peças são escrutinados para garantir que o próximo passo na evolução do GR Yaris o torne ainda mais capaz e emocionante.

E essa evolução é palpável no modelo agora apresentado. Uma das novidades mais aguardadas é o refinamento da transmissão automática GAZOO Racing Direct. Longe da passividade de algumas caixas automáticas, esta foi concebida para oferecer uma experiência única, quase como uma caixa de dupla embraiagem, mas com a sua própria personalidade. As melhorias focam-se numa resposta ainda mais imediata aos comandos do condutor, especialmente em condução desportiva. Reduções de marcha mais rápidas e numa faixa de velocidade mais ampla, um tempo de resposta encurtado ao accionar as patilhas e uma sensação mais direta perto da linha vermelha no modo manual "SPORT" prometem intensificar a ligação entre o homem e a máquina.

Alguns GR Yaris de várias cores posam para a foto

Mas a evolução não se limita à transmissão. A sensação de unidade com o carro foi aprimorada através da utilização de parafusos de alta rigidez no chassis, resultando numa direção mais precisa e numa maior estabilidade em linha recta. Os amortecedores foram recalibrados e a direção assistida elétrica (EPS) afinada com a preciosa ajuda do piloto profissional Kazuya Oshima, procurando uma linearidade perfeita entre o movimento do volante e a resposta das rodas.

Pensando também nos condutores da versão automática, a TGR alargou a área do apoio de pé, um detalhe que pode fazer toda a diferença no conforto e controlo durante a condução mais entusiasta. E uma novidade que certamente agradará aos puristas é a disponibilidade do travão de estacionamento vertical como opcional em todas as versões, uma herança direta da experiência nos ralis, onde um travão de mão eficaz é crucial para manobras precisas.

Painel de bordo do GR Yaris onde se pode ver o travão de mão vertical

No capítulo da segurança, a Toyota demonstra o seu compromisso ao tornar o sistema Toyota Safety Sense equipamento de série em todas as versões do GR Yaris. Um passo importante para democratizar tecnologias de assistência ao condutor que antes eram opcionais ou exclusivas de versões mais equipadas.

GR Yaris com o Aero Performance Package

A Aerodinâmica que Vem das Pistas

Para aqueles que procuram levar as performances do GR Yaris para um patamar superior, a TGR apresenta o Aero Performance Package, um conjunto de seis elementos aerodinâmicos meticulosamente desenvolvidos e testados nas competições da Série Super Taikyu e do Campeonato Japonês de Rali. Este pacote, com lançamento previsto para o outono de 2025, é o resultado de uma busca incessante pela otimização do arrefecimento e da aerodinâmica, com o feedback dos pilotos profissionais a desempenhar um papel fundamental no seu desenvolvimento.

O capô de alumínio do GR Yaris

O capô de alumínio canalizado, com um design inspirado no GRMN Yaris, melhora a dissipação do calor do motor em alta velocidade.

O spoiler dianteiro do GR Yaris

O spoiler dianteiro, afinado para um equilíbrio aerodinâmico ideal, suprime o levantamento da frente, aumentando o contacto com o solo.

As entradas de ar nos guarda-lamas do GR Yaris

As entradas de ar nos guarda-lamas otimizam o fluxo de ar nas cavas das rodas dianteiras, melhorando a sensação da direção em travagens bruscas e a estabilidade em curva.

A proteção inferior do depósito do GR Yaris

A proteção inferior do depósito de combustível, inspirada nos carros de competição, otimiza o fluxo de ar sob a carroçaria.

O aileron traseiro do GR Yaris

O aileron traseiro variável, ajustável para diferentes situações de condução, contribui para a estabilidade em alta velocidade e reduz o movimento serpenteante em travagens.

As entradas de ar no para-choques traseiro

Finalmente, as entradas de ar no para-choques traseiro minimizam o arrasto e o efeito de "paraquedas" a altas velocidades, uma solução nascida de problemas reais enfrentados nas exigentes corridas da Super Taikyu.

GR Yaris visto de trás com o Aero Performance Package

Com o GR Yaris evoluído e o Aero Performance Package, a Toyota Gazoo Racing reforça a sua promessa de criar carros que não são somente rápidos, mas que também proporcionam uma ligação visceral com o condutor, fruto de uma paixão inabalável pelo desporto motorizado.

Para os entusiastas que procuram um hatchback compacto com a alma de um carro de competição, a espera até maio (para as encomendas, no Japão) e o outono (para o pacote aerodinâmico) promete ser recompensadora. O GR Yaris não é apenas um carro, é a personificação da filosofia "fun to drive" da Toyota, elevada a um novo patamar pela experiência implacável das pistas.

Comentários